Cálculos Renais
O excesso de sódio pode provocar o cálculo renal?
Sim. O excesso de sódio pode provocar o cálculo renal, embora sejam necessárias outras alterações associadas a ingestão excessiva de sódio para isso.
O sódio para ser eliminado do organismo necessita de uma quantidade maior de água e isso acaba desidratando o organismo. Com isso, a urina fica mais concentrada e ocorre os acúmulos de cristais próximos um dos outros. Com esse acúmulo, ocorre a junção de vários cristais na urina, formando assim o cálculo renal.
O Cálculo Renal é mais comum em idosos?
Não. Geralmente, ele é mais comum em homens entre 20 e 50 anos. A partir dos 60 anos tende a diminuir a quantidade de pacientes com cálculo renal.
Também é bastante comum em:
Pessoas obesas;
Pacientes pós-bariátrica;
Pessoas que tem uma alimentação rica em proteínas – o excesso de proteínas pode gerar muito ácido úrico e acumular na urina;
Pessoas que bebem pouco líquido;
Histórico familiar.
Estes são basicamente os casos mais comuns de cálculo renal.
É possível ter cálculo renal mais de uma vez?
Sim. Ë possível ter cálculos renais mais de uma vez. Tem pessoas que são formadoras crônicas de cálculo renal, então, durante a sua vida podem formar vários cálculos. Isso acontece devido á um defeito no metabolismo, alterações na alimentação ou de líquidos, dentre outros fatores.
Além disso, quem tem um cálculo tem 50% de chance de desenvolver outro durante a sua vida.
Prevenção do Cálculo Renal.
A prevenção do cálculo renal envolve inicialmente uma maior quantidade de ingestão de líquidos, principalmente água. Pessoas que tomam 2 litros de água por dia, tem menos chances de desenvolver o cálculo., por isso a importância de se manter sempre hidratado.
Outras formas de prevenção são:
Diminuir a quantidade de sal;
Diminuir o consumo de carne vermelha;
Aumentar a ingestão de alimentos cítricos, como a laranja e o limão.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do cálculo renal é feito por método minimamente invasivo. Nos últimos 20 anos, com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e equipamentos, não se usa mais fazer cirurgias com grandes cortes em pacientes para retirada do cálculo renal, a não ser em situações extremamente raras.
Com isso, os tratamentos utilizados são via orifícios naturais, através da uretra ou a criação de peptídeos, como em cirurgias percutâneas, na qual é criado um tubo para chegar dentro do rim.
Outra forma de tratamento é os extracorpóreos, que consiste na quebra das pedras e fragmentos que serão eliminados na urina.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!