5 de Dezembro de 2019 às 12:25

Idosa cai no conto do bilhete premiado e perde 10 mil reais em Araxá

O golpe aconteceu no centro da cidade.

 

ARAXÁ (MG) - No dia 03/12, por volta das 12h00min, compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá uma vítima/idosa de 65 anos alegando ter sofrido um golpe de bilhete premiado no centro da cidade.

A vítima relatou que estava deslocando do Centro para a sua residência, quando aproximou dela uma moça loira trajando uma blusa branca com detalhes em vermelho e lhe pediu uma informação, prolongando a conversa, vindo a lhe perguntar onde ficava determinada agência bancária e pediu que a levasse até lá, pois não era de Araxá.

Durante o trajeto, uma outra autora, morena, trajando uma blusa com estampa marrom e uma bolsa vermelha, se juntou à autora e à vítima, e em determinado momento, lhe apresentaram um bilhete alegando que estava premiado e pediram para a vítima retirar o prêmio para elas.

Chegando na agência, a autora ligou para uma terceira pessoa que do outro lado da linha se apresentou como suposto funcionário da agência e, com o celular no modo viva voz, confirmou os números do bilhete indicando que haviam de fato sido sorteados.

Diante desta confirmação, a autora lhe perguntou se estava disposta a pagar alguma quantia pelo bilhete premiado, pois dizia que devido a sua religião não podia pegar em dinheiro de jogo.

A vítima efetuou um saque de 10 mil reais e passou todo o dinheiro para a autora que lhe garantiu que o dinheiro do prêmio seria posteriormente depositado na conta dela, pois não podiam falar sobre o prêmio dentro do banco uma vez que temia por sua segurança.

Logo após, as autoras foram embora do local, deixando a vítima na Rua Franklin de Castro.

Somente após chegar em casa que a vítima percebeu que se tratava de em um golpe.

FIQUE ATENTO!! PRINCIPAIS TIPOS DE GOLPES:

•Falso link

Não clique em links desconhecidos enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se você receber mensagens desse tipo, desconfie. Esses tipos de links podem ser vírus ou outras pragas que podem contaminar o seu dispositivo com objetivo de roubar suas informações pessoais e/ou bancárias. Os golpistas costumam enviar links com falsas promoções.

•Compra equivocada/ cartão clonado

Por telefone, o golpista pode se passar por um funcionário ou gerente de Banco informando uma compra de valor elevado no cartão de crédito, alegando que o cartão da vítima foi clonado. Ao tentar confirmar seus dados pessoais, a pessoa solicita informações pessoais como número do cartão e senha. Não informe esses dados por telefone, vá até uma agência para verificar a existência de atividades suspeitas no cartão.

JAMAIS entregue seu cartão a desconhecidos! Os bancos não enviam funcionários para buscar cartões em sua residência.

•Falsos Boletos/ Boleto falsificado

Códigos de barra de títulos de cobranças podem ser adulterados pelos golpistas. O nome da empresa que aparece nos boletos e os valores cobrados confundem as vítimas que acreditam se tratar de uma cobrança real. Fique atento e, em caso de dúvida, entre em contato com sua agência bancária ou com a empresa para a qual fará o pagamento.

•Empréstimo com pagamento antecipado

Se aproveitando de pessoas com dificuldades financeiras ou restrições de crédito, golpistas oferecem empréstimos com crédito fácil e liberação rápida do dinheiro. A vítima é orientada a depositar um determinado valor em uma conta bancária. Atenção: é proibido por lei o depósito de pagamento antecipado para liberação de empréstimo. No Banco Central você pode conferir todas as instituições autorizadas a conceder empréstimos.

•Bilhete premiado

A vítima é informada, geralmente pelo celular, que ganhou ou foi sorteada em falsos concursos e sorteios. Há casos nos quais os golpistas pedem também o depósito de algum valor a título de impostos, taxa de cadastro, protocolo, processamento, doação etc.  Em outra modalidade, os golpistas abordam a vítima na rua e oferecem um suposto bilhete premiado em troca de algum valor. A vítima deposita ou repassa determinado valor aos autores acreditando que posteriormente o prêmio será creditado em sua conta. Desconfie de situações muito favoráveis, e na dúvida, entre em contato com sua agência.

•Doação irregular

Se passando por uma ONG, fundação ou creche, o estelionatário liga para vítima solicitando doações. Depois, informa um número de conta para depósitos dos valores, sendo os valores sacados imediatamente. Não faça depósitos em contas desconhecidas e procure saber primeiramente se a instituição existe.

•. Falsas centrais

Alguns golpistas procuram entrar em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco, para obter informações e, assim, aplicar golpes. As verdadeiras Centrais de Segurança dos Cartões podem entrar em contato com você para confirmar transações, porém NUNCA pedem senha ou o número completo do cartão.

•Golpe da troca de cartão

Como funciona: O criminoso oferece ajuda no autoatendimento, se passando por funcionário da agência ou não, tendo contato com o cartão do cliente e a senha que ele está usando naquele momento de forma que, ao final da operação pretendida o cliente vai embora em posse de um cartão trocado pelo criminoso, que por sua vez permanece com o seu cartão e com a senha que tomou conhecimento no momento do auxílio prestado.

Como se prevenir: O cliente não deve jamais aceitar ou solicitar auxílio de terceiros, devendo, em caso de necessidade, solicitar a um empregado na agência. Não estando a agência aberta e alguém oferecer ajuda na operação pretendida, não aceite ou se ausente da presença da pessoa que a abordou.

•Golpe da tela aberta

Como funciona: O criminoso oferece ajuda no autoatendimento, se passando por funcionário da agencia ou não, tendo contato com o cartão do cliente e a senha que ele está usando naquele momento, realizando rapidamente, na presença do cliente, transferências de valores para outras contas, sem que o cliente perceba.

Como se prevenir: O cliente não deve jamais aceitar ou solicitar auxílio de terceiros, devendo, em caso de necessidade, solicitar a um empregado na agência. Não estando a agência aberta e alguém oferecer ajuda na operação pretendida, não aceite ou se ausente da presença da pessoa que a abordou.

•Golpe da retenção de cartão

Como funciona: O cartão do cliente fica preso no terminal de autoatendimento por causa de um anteparo instalado pelo criminoso e o cliente ao ligar para a o número indicado pelo golpista como central de atendimento liga na realidade para o criminoso que, sob pretexto de resolver seu problema, obtém do cliente sua senha.

Como se prevenir: No caso de retenção do cartão informar ao funcionário na agência que o cartão ficou retido no equipamento. Caso a agência esteja fechada, o cliente deverá entrar em contato com a central de atendimento via telefone (conferir os telefones oficiais da agência) onde poderá reportar a ocorrência com o seu cartão e optar por solicitar um bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão.

•Golpe do Motoboy/Falsa Central/Compra Equivocada

Nenhuma agência recolhe cartões destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser um golpe. Não caia nessa armadilha.

    •Amigo WHATSAPP

Como funciona: Um dos seus contatos te envia uma mensagem solicitando dinheiro emprestado, e a pessoa acreditando ser o amigo, realiza o depósito. Na verdade, o “acesso do WhatsApp desse amigo” foi roubado e em alguns casos nem ele sabe, pois os golpistas são muito ágeis e passam ater acesso a todas as conversas do WhatsApp com quem a pessoa se comunicou.

Como se prevenir: Se uma mensagem parecer suspeita ou se o conteúdo for “bom demais para ser verdade”, faça uma pausa. Não toque, compartilhe ou encaminhe sem antes fazer uma análise da situação. Se algum dos seus contatos está te pedindo dinheiro, ligue para ele, tente entender a situação e verifique se realmente é a pessoa que você conhece antes de dar qualquer quantia.

O que fazer se você descobrir que caiu em um golpe?

Acione imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190 e proceda o registro da ocorrência.


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