19 de Maio de 2025 às 11:18

IFTM lança edital para graduação com 300 vagas e inscrições gratuitas para campus da região

Candidatos(as) podem se inscrever até 22 de junho. Seleção via ENEM ou análise de diploma

Interessados em fazer graduação podem se inscrever no processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), para ingresso no segundo semestre de 2025. A instituição está ofertando 300 vagas em 8 cursos distribuídos nos campi Avançado Campina Verde, Paracatu, Patrocínio, Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia.

Podem participar do processo seletivo candidatos(as) com Ensino Médio completo, participantes do ENEM de 2015 a 2024, desde que não tenham obtido nota zero na redação e candidatos(as) já portadores de diploma de graduação.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 19 de maio a 22 de junho, pela página de Ingresso do IFTM.  O(a) candidato(a) deverá informar durante a inscrição seu RG, CPF, e-mail e demais dados pessoais solicitados durante a inscrição, bem como os documentos referentes à modalidade de inscrição escolhida.

Cursos e vagas

As 300 vagas estabelecidas neste processo seletivo estão distribuídas da seguinte forma:

  • 35 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, no IFTM Campus Avançado Campina Verde;
  • 30 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e 35 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no IFTM Campus Paracatu;
  • 35 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 35 vagas no curso de Tecnologia em Gestão Comercial, no IFTM Campus Patrocínio;
  • 30 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico;
  • 40 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, no IFTM Campus Uberlândia.

Reserva de vagas

As vagas reservadas são divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 3 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio (todos os anos – do 1º ao 3º ano) em escola pública em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e, também, se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino fundamental em escola pública. São oito grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.

Forma de seleção

Os(as) candidatos(as) serão classificados(as) por ordem decrescente do percentual de pontos obtidos neste processo seletivo, observando-se o número de vagas ofertadas.

Para candidatos concluintes do Ensino Médio, a seleção ocorrerá por meio da média das notas obtidas em todos os blocos do ENEM, incluindo a nota obtida na redação. Para os portadores de diploma, será considerada a média das notas obtidas em cada semestre de curso.

Resultados

De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 30 de junho e o resultado definitivo para o dia 2 de julho, após o período para interposição de recurso contra o resultado preliminar. Ambos serão divulgados na página de ingresso do IFTM.

Para mais informações sobre o processo seletivo, leia a íntegra do edital na página de ingresso do IFTM.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!