Dúvida sobre exclusão de cobertura para alagamentos e enchentes é comum, mas risco só não é coberto em determinadas situações.
Uma dúvida comum entre os proprietários de veículos é sobre a cobertura do seguro auto para enchentes e alagamentos. Afinal, o seguro cobre danos ao veículo causados pela água nesse tipo de desastre?
Durante o verão, não são raras as cenas de fortes chuvas e alagamentos nas cidades brasileiras. Nessa época, é preciso atenção redobrada no trânsito, nas estradas e nos cuidados com os veículos durante as enchentes.
Alagamentos e enchentes têm sim cobertura do seguro auto, assim como quaisquer outros desastres naturais. A saber, ressaca, vendaval, granizo e terremoto.
Mas a dúvida tem razão de ser. É que essa cobertura não é válida para toda e qualquer situação envolvendo alagamento, enchente e inundação. Os danos serão cobertos se tiverem sido provocados pelo desastre natural, mas não se o motorista tiver exposto o carro a risco deliberadamente. Por exemplo, se seu carro estava estacionado e a rua alagou, o seguro cobrirá os danos. O mesmo ocorrerá se a água da chuva invadir a garagem da sua casa ou prédio enquanto seu carro estiver ali.
Agora, se você sai com o carro na chuva e enfrenta ruas alagadas, se força o funcionamento do carro mesmo ele não tendo condições de continuar, o seguro não cobrirá os eventuais danos. Durante enchentes, alagamentos e inundações, o recomendável é não tentar dar a partida no veículo caso ele tenha morrido. Também não se deve atravessar um trecho onde o nível da água esteja maior que o limite para travessias estabelecido pela montadora.
E aí, ficou ainda com alguma dúvida?
Entre em contato Tel. e WhatsApp: (34) 3839-8000