Foi realizado na tarde deste sábado, 27, no Colégio Olímpio dos Santos, a 4ª Conferencia Municipal de Cultura para discutir o Plano Municipal de Cultura. O plano vai nortear as metas da cultura nos próximos anos em todos os segmentos culturais. A conferência é um espaço destinado ao encontro entre cidadãos e os representantes do governo com o objetivo de propor políticas, programas e ações a serem desenvolvidos nos próximos anos. Neste ano, o encontro tem como tema “Sistema Municipal de Cultura de Patrocínio: implementação das políticas públicas de cultura”.
O evento teve a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura com a participação do Conselho Municipal de Cultura. “A partir do plano nos teremos mais facilidade para ações teremos muito mais facilidades de planejar as ações de cultura em todos os campos em Patrocínio”, disse o secretário Sebastião Cortes.
Mônica Nunes, presidente do Conselho Municipal de Cultura, falou a Rede Hoje e a Módulo FM que a reunião “é um único meio que temos de tornar a realidade próxima do que queremos, e eu gostei do publico que foi diversificado”.
A partir desta conferencia o plano vai ser encaminhado para a Câmara para ser votado. No próximo ano serão implantadas as ações. Mônica Nunes reclamou das pessoas que “só criticam, quando tem a chance de expor suas opiniões para mostrar o que querem, como foi o caso desta conferência, não comparecem”.
Homenagem. Na abertura da conferência, foi prestada homenagem ao diretor da Rede Hoje e da Modulo FM, Luiz Antônio Costa, como um ícone da cultura patrocinense no jornalismo, na literatura e principalmente no rádio. O jornalista foi receber o prêmio acompanhado da mulher Márcia Helena, filhos, netos e noras.
Luiz Antônio Costa (centro), como um ícone da cultura patrocinense no jornalismo, na literatura e principalmente no rádio, com parte da familia.
O profissional recebeu uma placa e agradeceu dizendo que “toda homenagem tem o seu valor por que mostra-nos que alguém reconheceu algo que fizemos se esperar por esse reconhecimento, apenas por força de ofício, por um grande prazer em fazer determinada coisa, ser parte da história como ícone cultural de minha cidade, jamais esperava. Não pensei que tivesse estatura intelectual para receber tal titulo, agradeço”.
Sebastião Cortes, secretário municipal de Cultura lembrou o jornalista “tem muito mais estatura do que pensa. Representa a cultura patrocinense no jornalismo, na literatura e principalmente no radio, especialmente nas narrações esportivas. Quando narrava jogos do CAP (Clube Atlético Patrocinense), sabíamos se o gol era do nosso time ou não, pela emoção que colocava na transmissão”.
Flávio Arvelos elogiou o homenageado brincado: “você não tem estatura no tamanho, mas, na cultura representa muito para Patrocínio, é grande”.
Também fez parte da abertura, o Grupo de Dança.
O plano foi apresentado e lido para os presentes
O Plano. A minuta do Plano Municipal de Cultura foi elaborada a partir de várias discussões, fóruns, reuniões com o setor cultural e conferências. Nela constam as propostas debatidas e finalizadas através dos seminários municipais de cultura, realizados no segundo semestre de 2013.
Além disso, durante o mês de abril deste ano, a minuta foi colocada em consulta pública para que todos os cidadãos pudessem contribuir com melhorias, ajustes, correções ou apontar novas indicações. As contribuições apresentadas no período foram analisadas pelo Conselho Municipal de Política Cultural e, aquelas aprovadas, compõem a Minuta do Plano Municipal de Cultura.
O Plano Municipal de Cultura é um dos principais instrumentos de pactuação e nele estão contidas políticas públicas que nortearão a gestão da cultura no Município de Patrocínio. Ele faz parte do Sistema Municipal de Cultura – SMC que é parte integrante do Sistema Nacional de Cultura – SNC, conforme Acordo de Cooperação Federativa assinado pelo Município com o Ministério da Cultura. É fruto de muitos debates, reuniões e esforço conjunto de vários setores públicos e privados e que veem na cultura um dos fatores de crescimento, desenvolvimento e cidadania da população.
Um grupo de dança se apresentou na abertura da conferência
Além dos membros da Secretaria Municipal de Cultura, estiveram presentes na 4ª Conferência Municipal de Cultura, representantes da Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Academia Patrocinense de Letras e de diversos segmentos culturais da cidade, especialmente de folias de reis, congado, capoeira e grupos de dança.