25 de Junho de 2022 às 09:37

Justiça eleitoral de Minas Gerais abre inscrições para cadastramento de mesários; saiba como se inscrever

Inscrições podem ser feitas no site do TRE ou pelo app e-Título

 

Com informações e foto do TRE -MG

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e eventual segundo turno para o dia 30 de outubro. Para que os cerca de 16 milhões de eleitores mineiros tenham a oportunidade de manifestar a própria vontade por meio do voto, mais de 177 mil mesárias e mesários vão atuar em Minas Gerais. São eles que vão garantir o funcionamento das mais de 44 mil seções eleitorais em todo o estado.

Se você quer estar nesse grupo e contribuir com a realização das eleições e com a nossa democracia, basta se inscrever como mesário voluntário. A inscrição pode ser feita na página Mesário no site do TRE ou pelo aplicativo e-Título, sem data limite para isso.

No dia 5 de julho, os cartórios eleitorais de Minas Gerais vão começar a convocar as eleitoras e eleitores para atuação como mesários nas eleições deste ano. As convocações poderão ser feitas por e-mail, WhatsApp, pessoalmente ou por telefone, conforme previsto na Resolução do TRE/MG 1.145/2020.

A mensagem vai apresentar informações sobre o treinamento do qual a eleitora ou eleitor deve participar. Ele poderá ser presencial, por plataforma de videoconferência, pelo aplicativo Mesário ou na plataforma de educação a distância do TSE.

No treinamento, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Amigos pela democracia

Mesárias e mesários são pessoas que entendem a importância do trabalho para a concretização da democracia por meio das eleições. Como Eder Godinho, de Antônio Prado de Minas, município da Zona da Mata mineira. Ele afirma que “Vivemos em uma realidade em que as pessoas são diferentes e, independentemente disso, todos têm o direito de manifestar a própria vontade na festa da democracia, que é a eleição. E o papel do mesário é justamente o de contribuir para que isso ocorra da melhor maneira possível e justa para todos”, disse.

Quem pode ser mesário?

Em regra, qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Vantagens de ser mesário

Além da oportunidade de atuar efetivamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários recebem auxílio alimentação para cada dia trabalhado e são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho (que devem ser negociados diretamente com o empregador). Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital).

E o mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária onde esteja matriculado for conveniada com o TRE-MG.

Faça inscrição como Mesário Universitário.

Saiba mais acessando a página Mesário no site do TRE.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.