O Instituto de Prevenção Júlia do Prado, em Patrocínio, deu início, à campanha Março Lilás, voltada à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero.
A iniciativa, promovida pelo Hospital de Amor, reforça a importância dos exames preventivos e do acesso à informação para a saúde da mulher.
Durante o lançamento da campanha, a gestora do Instituto, Ana Paula Ribeiro, ressaltou o papel fundamental da prevenção. "Assim como o Outubro Rosa, queremos que o Março Lilás tenha a mesma grandiosidade e impacto. Nossa intenção é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero", afirmou.
A superintendente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Andreia Ribeiro, também enfatizou a relevância da mobilização. "Esse mês, que antes ficava apagado ou se misturava com o Outubro Rosa, agora ganha força com a realização de várias ações para informar e mobilizar a comunidade", destacou.
Também estiveram presentes no evento a primeira-dama de Patrocínio, a médica Dra. Gabriela Guimarães, a vereadora Lisandra da Saúde, a secretária municipal de Saúde de Guimarânia, Fabiana Bustamante, e representantes de cidades vizinhas.
A programação do Março Lilás inclui palestras em unidades de saúde, empresas e instituições de ensino, além da ampliação da oferta de exames preventivos.
Mulheres entre 25 e 64 anos podem realizar gratuitamente o exame preventivo no Instituto de Prevenção Júlia do Prado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O câncer de colo do útero é um dos tipos com maior potencial de controle e até eliminação. As principais estratégias de enfrentamento incluem a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), cuja infecção persistente é o principal fator de risco, e a detecção precoce de lesões precursoras da doença. Com diagnóstico e tratamento adequados, é possível alcançar altas taxas de cura.
Com informaçõs de André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!