Em Serra do Salitre/MG, no dia 19, as 23h30m, os militares depararam com o veiculo GM D20 Custom de placa GQI 8266 emplacada em Carmo do Paranaíba, com muito peso na carroceria, sendo conduzido pelo senhor F.J.P. 40 anos juntamente com o passageiro E.B.O. 35 anos. Ao realizar a abordagem foi constatado que o veiculo estava carregado com diversas chapas de ferro (chapas de apoio para trilhos de ferrovia) e ao questionar sobre a origem das chapas o condutor F. relatou que foi informado por indivíduos da cidade do Carmo do Paranaíba que estas chapas estavam próximas à ferrovia da empresa Centro Atlântica na região da fazenda Mar Azul e que eles poderiam buscá-las para vendê-las. Relatou ainda que na caminhonete havia aproximadamente 1.500 kg das referidas chapas e que venderiam elas para um Ferro Velho na cidade do Carmo do Paranaíba com nome de Ferro Velho B., de propriedade de um indivíduo conhecido por "D. salientando que mesmo já comprou várias cargas de outras pessoas que buscaram das mesmas chapas.
Na data de domingo, 19, um indivíduo conhecido por "L." havia deslocado sentido Carmo do Paranaíba com uma caminhonete carregada com as mesmas chapas de ferro, para vender no Ferro Velho B.l.
Os policiais militares realizaram contato com o Supervisor de Segurança da Ferrovia Centro Atlântica, senhor G.M.S., que informou que não autorizou ninguém a pegar as chapas às margens da ferrovia e que já tem alguns dias que indivíduos estão furtando estas chapas que estão próximas a ferrovia e que inclusive já havia deslocado até a Delegacia de Polícia Civil de Serra do Salitre para registrar tal fato, sendo relatado por ele que já foram furtados aproximadamente 20.000 kg da referida chapa.
Os suspeitos foram presos e conduzidos juntamente com o veículo GM D 20 Custom carregado com as chapas, sendo apreendido ainda um canivete que estava com o autor F. o canivete e os presos foram entregues na delegacia de policia civil de Patrocínio .