9 de Setembro de 2026 às 19:40

Orgulho de Uberaba: Gabriel Bontempo é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal

Logo após a confirmação de seu nome na lista, Bontempo recebeu uma ligação de Neymar.

Foto: divulgação Instagram pessoal Gabriel Bomtempo 

O futebol de Uberaba está em festa. Natural do município, o meio-campista Gabriel Bontempo, de 21 anos, foi convocado nesta quarta-feira (9) pelo técnico Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira principal.

Jogador do Santos, Bontempo está entre os oito estreantes da lista anunciada por Ancelotti para os próximos amistosos do Brasil. A Seleção enfrentará a Austrália nos dias 25 e 29 de setembro, em Townsville e Brisbane, respectivamente, e a Índia no dia 3 de outubro, em Calcutá. A convocação foi confirmada oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

A convocação também representa um momento histórico para Uberaba. Bontempo é o primeiro jogador nascido na cidade a ser chamado para a Seleção Brasileira desde Álvaro Lopes Cançado, o “Nariz”, que integrou a equipe brasileira na Copa do Mundo de 1938.

Do Triângulo Mineiro para o Santos

Gabriel Morais Silva Bontempo nasceu em Uberaba, em 16 de janeiro de 2005. O jogador iniciou sua trajetória no futebol em escolinhas da cidade e, em 2015, foi aprovado em uma peneira para integrar as categorias de base do Santos.

No clube paulista, passou pelas categorias de formação e se destacou especialmente nas equipes de base. No Campeonato Brasileiro Sub-17, chegou a marcar seis gols em uma única edição.

Bontempo assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos em 2022 e estreou pela equipe principal em 2025. Desde então, vem ganhando espaço no time e se consolidando como uma das jovens promessas do clube.

Primeira convocação para a Seleção

A chamada de Ancelotti coroa a ascensão do jogador, que veste a camisa 8 do Santos e agora terá a oportunidade de defender pela primeira vez a Seleção Brasileira principal.

A convocação foi recebida com muita emoção pelo atleta, que estava concentrado com a equipe santista antes da partida contra o Atlético-MG, pela Copa Sul-Americana.

Logo após a confirmação de seu nome na lista, Bontempo recebeu uma ligação de Neymar. O craque do Santos parabenizou o jovem por vídeo e disse que mais tarde daria um abraço nele. Bontempo comemorou o contato e revelou a Neymar a emoção de ter recebido a primeira convocação. 

Neymar também publicou uma mensagem nas redes sociais parabenizando o companheiro de Santos e escreveu que Bontempo “merece demais”. 

Para Uberaba, a convocação representa um momento histórico. Depois de 88 anos, um jogador nascido na cidade volta a integrar a Seleção Brasileira, levando o nome do município do Triângulo Mineiro para o cenário internacional.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!