6 de Julho de 2022 às 14:03

Papa anuncia que nomeará mulheres no departamento para os bispos

Ao colocar em prática a nova Constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, que reforma a Cúria, Francisco pensa em frentes que podem ser assumidas por leigos na Santa Sé

 

Fonte: Notícias Canção Nova com Vatican News Encontro dos Bispos no Vaticano/ Foto: Arquivo

 Ainda sobre a entrevista concedida pelo Papa Francisco à agência de notícias Reuters no inicio dessa semana, o Pontífice falou sobre a valorização da mulher na Cúria Romana. Ele explicou que, pela primeira vez, duas mulheres trabalharão no Departamento Vaticano que ajuda o Pontífice na escolha dos pastores diocesanos.

“Estou aberto para que seja dada a oportunidade. Agora o Governatorato tem uma vice-governadora… Agora, na Congregação para os Bispos, na comissão para eleger os bispos, duas mulheres irão para lá pela primeira vez. Um pouco se abre desta maneira.” Francisco acrescentou, em seguida, que para o futuro ele vê a possibilidade de que leigos sejam nomeados para dirigir departamentos na Santa Sé como o de Leigos, Família e Vida, os de Cultura e para a Educação, ou a Biblioteca, que é quase um departamento

O Pontífice respondeu à pergunta sobre a presença feminina no Vaticano, a propósito do que estabelece a nova Constituição apostólica “Praedicate Evangelium”, que reforma a Cúria, e sobre quais frentes poderiam ser confiados a um leigo ou leiga no futuro.

As outras nomeações femininas 

Após a fala, recordou que no ano passado, pela primeira vez, nomeou uma mulher para o cargo número dois do Governatorato da Cidade do Vaticano, a Irmã Raffaella Petrini. Além disso, Francisco nomeou a Irmã Nathalie Becquart, religiosa francesa das Irmãs Missionárias Xavierianas, subsecretária do Sínodo dos Bispos, e irmã Alessandra Smerilli, das Filhas de Maria Auxiliadora, número dois do Departamento Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Entre as mulheres leigas que já ocupam cargos de alto nível no Vaticano estão Barbara Jatta, a primeira diretora dos Museus Vaticanos, Nataša Govekar, à frente da Direção teológica-pastoral do Departamento para a Comunicação, e Cristiane Murray, vice-diretora da Sala de Imprensa Vaticana. Ambas foram nomeadas pelo atual Pontífice.

No mês passado, o prefeito da pasta para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell, brincou sobre o fato que, com a promulgação da nova Constituição sobre a Cúria, ele poderia ser o último clérigo a liderar esse departamento.

google.com, pub-1942554816919385, DIRECT, f08c47fec0942fa0