24 de Setembro de 2014 às 22:33

Para Vereador: Rinoceronte Para Prefeito: Macaco

Voto de protesto já foi engraçado, hoje não...

Além do palhaço Tiririca, buscando a reeleição, este pleito 2014,  traz as figuras  excêntricas - para não dizer bizarras -  Exemplo?   Ator pornô Kid Bengala, funkeira Mulher Pera e o líder satanista Toninho do Diabo. Serão eleitos? Não duvide, o brasileiro adora “voto de protesto” “ voto sacanagem ”voto deboche”,  “voto comoção”. Essa gente acaba eleita,  assumem mandato, com os tais salários estratosféricos e ri na cara da gente. O que vão fazer  pelo povo brasileiro? N.a.d.a!

A bem da verdade o  protesto  já foi uma curtição legal.  Nesta brincadeira já  se elegeu literalmente, um Rinoceronte,  para vereador e um macaco para prefeito. Diferente destas figurinhas humanas, tudo não passou de um inteligente protesto. Obviamente, não  tiveram suas  candidaturas  reconhecida Tribunal Regional Eleitoral e  brincadeira valia. Lembra?

RINOCERONTE VEREADOR

 Em 1959, o rinoceronte Cacareco foi “eleito” vereador de São Paulo com nada menos  que 100 MIL VOTOS.(Sendo que o partido mais votado na época não chegou aos 95 mil votos.)  Foi uma maneira de o povo protestar contra a política do então governador Adhemar de Barros. Cacareco era o assunto do momento: tinha sido emprestado pelos cariocas para a inauguração do Zoológico de São Paulo havia seis meses. A candidatura foi uma brincadeira do jornalista Itaboraí Martins. Ele ironizava outras reais candidaturas que, de tão tolas, pareciam de mentira. O slogan de um deles, que pesava 230 kg, dizia: “Vale quanto pesa”. Na época, ainda era usado o sistema de cédulas, em que os eleitores recebiam um envelope vazio e dentro dele depositavam a cédula de seu candidato. Apesar de ter recebido a maior votação, o rinoceronte nem conseguiu comemorar – ele tinha sido devolvido ao Zoológico do Rio de Janeiro dois dias antes. Por sinal, Cacareco, apesar do nome, era uma fêmea.  Na época o episódio foi destaque na Revista Time, que transcreveu a opinião de um eleitor: “É melhor eleger um rinoceronte do que um asno”

PREFEITO MACACO TIÃO

Em 1988, o Macaco Tião lançou sua candidatura a prefeito do Rio de Janeiro. Foi também um ato de protesto do eleitor carioca. Quem teve a ideia foi a turma do programa humorístico Casseta & Planeta, da Rede Globo. O macaco conseguiu impressionantes 400 MIL VOTOS ficando em 3º lugar entre os 12 candidatos concorrentes. Tião entrou até para o Livro dos Recordes como o chimpanzé mais votado na história, mas perdeu o título por sua candidatura não ter sido reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Famoso nacionalmente, vários jornais brasileiros, e também o Frances Le Monde   registraram a notícia do falecimento do macaco, em 23 de dezembro de 1996. Tião morreu de diabetes, aos 34 anos, tendo sido decretado luto oficial de 3 dias no município do Rio, bem como as bandeiras da Fundação Rio Zoo tendo sido hasteadas a meio-mastro.1 Seus restos mortais foram levados para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro CPRJ, que fica localizado na cidade de Guapimirim.  onde seu esqueleto encontra-se preservado até os dias de hoje

Atualmente com o sistema urna eletrõnica, esse voto de prostesto não tem mais razão de ser. Entretanto os partidos acharam  um jeito de satisfazer este  público/eleitor: Candidatura de  subcelebridades e  figurninha bizarras. Tiro pela culatra. Tremenda furada...