11 de Fevereiro de 2025 às 15:38

PC realiza operação contra suspeitos de matar, esquartejar e queimar jovem

Três mandados de prisão e dois de busca e apreensão foram cumpridos

Com informações da Polícia Civil

Doutor Luís Mauro Sampaio - Delegado de Crimes Contra a Vida

A Polícia Civil deflagrou na segunda-feira, 10/02, com o apoio da Polícia Militar, a operação "ICEBERG" nas cidades de Patos de Minas e Uberlândia.

Os policiais, durante a ação, cumpriram três mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão.

A operação tem como base a investigação do desaparecimento e homicídio de um jovem de 18 anos, que desapareceu no dia 18/01/2025, na cidade de Patos de Minas, sendo seu corpo ocultado pelos autores do crime e até o momento não localizado.

A vítima é Samuel Lucas Barbosa Silva. Ele saiu de casa no bairro Lagoinha na tarde do dia 18 de janeiro em um veículo de aplicativo. Ele disse que ia até o bairro São José Operário e que não precisavam se preocupar. Samuel nunca mais deu notícias e a família recebeu relatos de que ele teria sido assassinado.

Mesmo diante das dificuldades impostas pelos suspeitos, que tentaram dificultar as investigações, a Polícia Civil reuniu indícios sólidos sobre a participação de integrantes de uma facção criminosa no crime. Com base nesses elementos, a PCMG requereu ao Poder Judiciário a expedição dos mandados, que foram deferidos.

Como resultado da operação, dois suspeitos de 19 anos foram presos em Patos de Minas e um de 24 anos em Uberlândia.

Todos foram encaminhados ao sistema prisional.

Além disso, um dos alvos, detido em Uberlândia, também é investigado por outro homicídio, ocorrido em 29/06/2024, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em Patos de Minas. Na ocasião, um homem de 18 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo efetuados por dois homens em uma motocicleta.

O nome da operação, "ICEBERG", faz referência à frieza com que o crime foi praticado e à suspeita de que os presos sejam apenas uma parte de um esquema maior, que as investigações ainda irão revelar.

A operação foi realizada por policiais civis de Patos de Minas, com o apoio de policiais civis de Uberlândia e da Polícia Militar de Patos de Minas.