23 de Setembro de 2020 às 11:22

Pelo segundo dia consecutivo café em baixa e dólar em alta nesta terça-feira, 22/09

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 110,65 cents/lb (-135 pontos/-1,20%) no vencimento dezembro/20. O pregão iniciou o dia com valorização, mas recuou após dados da Conab serem divulgados. As previsões de mais chuvas para Minas Gerais também deram suporte de baixa ao mercado.

Em seu 3º Levantamento da Safra 2020 de café, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que o Brasil deve colher 61,6 milhões de sacas beneficiadas, considerando-se os tipos arábica e conilon. Isto representa aumento de 25% em relação ao ano passado. Será a segunda maior safra brasileira de todos os tempos, atrás apenas da colheita de 2018, quando a produção total chegou a 61,7 milhões e a de arábica, a 47,5 milhões de sacas. A área total é estimada em 2,2 milhões de hectares.

A safra está na etapa final, com mais de 90% da produção já colhida. A consolidação dos dados será feita pela Conab em dezembro, na divulgação do 4º e último levantamento da safra 2020.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 110.72 e posteriormente em 109.43. Já resistências vistas em 113.37 e 114.73.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva prossegue sobre as áreas de café do Sudeste. Ontem, a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou pouco mais de 20mm em Varginha-MG. A precipitação prosseguirá até amanhã com acumulado de pelo menos 20mm na Mogiana, sul e Zona da Mata de Minas Gerais e Espírito Santo. No Cerrado, Alta Paulista e Paraná, também há previsão de chuva, mas com baixo acumulado. Os últimos sete dias de setembro voltarão a ser de tempo seco e com temperatura acima da média. A próxima precipitação fraca acontecerá a partir de 01 de outubro no Paraná, Baixa Mogiana e sul de Minas Gerais, mas a total regularização da precipitação acontecerá apenas a partir da segunda semana de outubro.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,4690 (+1,29%), diante da preocupação global com o aumento nos casos de coronavírus.

No exterior, a moeda norte-americana operava perto da estabilidade contra uma cesta de moedas, enquanto a maioria das moedas arriscadas pares do real oscilava entre leves altas e baixas.

Localmente, foi divulgada mais cedo a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, quando a taxa básica de juros da economia foi mantida estável em 2% ao ano. No documento, o BC aponta que a inflação ao consumidor deve se elevar no curto prazo, enquanto "dados recentes" sugerem uma "recuperação parcial da atividade econômica".

O patamar extremamente baixo da Selic, além de preocupações com a saúde das contas públicas brasileiras e incertezas políticas locais, é apontado por analistas como um dos principais fatores para a disparada do dólar em 2020, que é de cerca de 35%.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!