21 de Julho de 2023 às 10:59

PM prende quadrilha que vinha praticando furtos de café em coco em fazendas de Monte Carmelo

Os criminosos tinham ajuda de funcionários da fazenda

 

Com informações e fotos da Polícia Militar

MONTE CARMELO (MG) - A Polícia Militar recebeu informações na tarde de quarta-feira, 19/07/23, por volta das 14h30min, recebeu informações sobre uma associação criminosa que estava praticando furto de café em coco em uma grande propriedade rural de Monte Carmelo.

Segundo a PM, as informações davam conta de que os criminosos estavam agindo diretamente na lavoura, contando com a participação de funcionários da Fazenda, que desviavam parte da colheita do dia e repassavam aos autores no período noturno com baldeamento de carretinhas desviadas diretamente nas ruas de café.

Com base nas informações foram ampliados os levantamentos e organizada uma operação monitorando o local onde os infratores poderiam agir.

Durante a vigilância no período noturno, foi avistado um caminhão de cor branca adentrando a plantação de café, e minutos depois, um trator acoplado com uma carretinha carregada estacionou nas proximidades.

Os envolvidos iniciaram o transbordo da carga de café para o caminhão utilizando baldes.

Aproximando-se taticamente, a equipe policial realizou a abordagem aos ocupantes do caminhão, que tentaram fugir em meio à plantação de café, porém foram cercados pelos militares que já se encontravam estrategicamente posicionados.

O bando foi capturado e preso em flagrante delito.

Os suspeitos foram identificados, sendo um autor de 32 anos, apontado como o proprietário do caminhão e líder da associação criminosa.

O caminhão foi apreendido, e a carga restituída ao proprietário.

Durante as diligências foi identificada uma segunda fazenda onde o bando praticou furto do mesmo modo.

Além disso, foi encontrado um galpão utilizado pelo autor para ocultar café furtado, bem como um segundo caminhão que era utilizado para a prática criminosa que também foi apreendido.

Também foi rastreado o local para onde parte do café furtado anteriormente foi enviado após beneficiado.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Monte Carmelo, que dará continuidade às ações com o inquérito policial e obteve os seguintes resultados: 03 suspeitos presos (25,30 e 32 anos), grande quantidade café recuperado, local de ocultação do café identificado, um caminhão Iveco/Daily apreendido, um caminhão Iveco/Ectector apreendido e três celulares apreendidos