Em tempos de tantos golpes e fraudes, o cooperado do Sicoob Coopacredi pode estar certo que a instituição tem uma vigilância constante. Quem garante é o presidente Celio Machado de Castro. “O patrimônio financeiro de nossos cooperados é sagrado, por isso temos uma equipe comprometida em dar segurança às suas transações”.
Porém, ele alerta: “é preciso que os cooperados estejam sempre atentos e, em caso de qualquer dúvida ou suspeita, podem nos procurar”.
Para ajudar a esclarecer, entrevistamos o diretor de Gestão de Riscos Otávio Augusto Alves.
Houve aumento das fraudes e golpes financeiros?
Sim! A Pandemia do Covid 19 é apontada como “responsável” pelo relevante aumento desse número. Por isso a importância de conhecermos bem todas as plataformas digitais que usamos.
Quais os mais frequentes?
Existem várias modalidades, sendo 03 mais frequentes: Clonagem do WhatsApp; Sites e anúncios falsos; e Boleto falso. Em nosso site tem a explicação de cada um desses e de outros, além de como se prevenir.
O cooperado desconfiou, o que fazer?
Se a prevenção não funcionou, o segundo caminho é a agilidade! Caso o Cooperado desconfie de que foi vítima de fraude ou golpe, faça contato imediato com seu gerente. É importante ressaltar que as Instituições Financeiras não possuem responsabilidade sobre as perdas ocorridas em consequência de fraudes ou golpes.
Como é a segurança para os cooperados?
O Sicoob oferece aos seus cooperados os melhores aplicativos financeiros existentes no mercado. O SicoobNet possui modo de operar intuitivo e diversos mecanismos de prevenção. Já pelo SicoobCard, o cooperado consegue acompanhar todas as transações do débito ou crédito, recebe notificações e personaliza seu uso, sendo válido citar 03 funcionalidades mais importantes: bloqueio de compras por meio dos dados impressos no cartão; cartão virtual; compras por aproximação.
Qual o último conselho?
A prevenção sempre é o melhor caminho! Não realize transações financeiras em casos de dúvida. E conte sempre com a equipe do Sicoob Coopacredi para orientações.
Leia a íntegra dessa entrevista na área de notícias do site www.sicoobcoopacredi.com.br.
(André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi)