“Ter alguém para me ensinar quando cheguei foi fundamental, por isso, quero que todos tenham esse privilégio de contar com uma madrinha ou padrinho. Uma das minhas afilhadas me deixou uma lembrança marcante: ela disse 'quero ser como a Zenilda'”. Zenilda Aragão Santos, Auxiliar Industrial.
Patrocínio, abril de 2025 – A chegada a um novo ambiente de trabalho pode gerar dúvidas e inseguranças. Para tornar esse processo mais fluido e positivo, a Pif Paf criou o Programa Padrinhos, uma iniciativa que promove a integração dos novos colaboradores por meio do acompanhamento de um profissional mais experiente, que assume o papel de padrinho ou madrinha.
A seleção dos padrinhos é conduzida pelo RH em parceria com a liderança, garantindo que os profissionais qualificados assumam esse papel tão importante. Para isso, são escolhidos colaboradores que já conhecem bem a empresa, demonstram perfil colaborativo e empático. Antes de assumirem a função, os padrinhos participam de treinamentos comportamentais e técnicos para assegurar um suporte eficiente aos novos colegas.
O coordenador da Sala de Desossa, Marcondes Caixeta, atua há 22 anos na Pif Paf, e conta que o Programa Padrinhos é de extrema importância para as pessoas que estão chegando na companhia. Ele explica que grande parte dos novos colaboradores nunca trabalhou em um frigorífico, considerada uma área que requer muita atenção pelos inúmeros detalhes e processos na sua rotina. “Trabalho na Pif Paf há muitos anos e esta iniciativa é um diferencial no ambiente de trabalho. A partir do momento que o colaborador é recebido com empatia e tem uma pessoa do setor para apoiá-lo, tirar as dúvidas e dar o apoio necessário, a sua produtividade será positiva e irá avançar rapidamente na empresa. Os primeiros dias de trabalho são os primeiros passos para manter os novatos motivados a seguirem na carreira profissional na indústria”, afirma.
Caixeta também destaca que os padrinhos são os responsáveis por orientarem e apoiarem os novos colaboradores no dia a dia, ajudando-os a compreender a cultura organizacional, os processos internos e as suas responsabilidades na função contratada.
Um exemplo a ser seguido é o da auxiliar industrial e madrinha, Luciene Aparecida Barbosa, que atua na Pif Paf há 7 anos. Para ela, foi um grato prazer poder participar desse programa, já que mesmo não tendo o “posto de madrinha” anteriormente, sempre se prontificou a ajudar os colegas. Ela conta que quando entram novos colaboradores, ela ajuda, explica todos os processos, reforça sobre o uso correto dos Equipamentos de Segurança (EPis), como manusear os objetos e a importância de seguir todo o padrão de segurança durante o trabalho. “Com esse apoio, a pessoa fica mais tranquila e segura. Eu tenho uma colega novata, ela entrou tem menos de um mês e ficou surpresa e encantada com o Programa Padrinhos. Outro ponto importante é o apoio que temos dos Líderes nesse programa. Todos incentivam e se mostram empenhados em receberem os novatos da melhor forma”, enfatiza Luciene.
Benefícios para todos
Mais do que um apoio inicial, o programa também fortalece o papel dos padrinhos dentro da empresa. Para eles, a experiência representa uma oportunidade de desenvolvimento, estimulando habilidades de liderança, empatia e senso de responsabilidade. Além disso, a iniciativa contribui para o fortalecimento dos laços entre os membros da equipe, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e engajado.
Avaliação e impacto
A equipe de Educação Corporativa estruturou um sistema de acompanhamento para avaliar a eficácia do Programa Padrinhos e garantir sua melhoria contínua. Entre as iniciativas de monitoramento estão a avaliação contínua com Business Partners (BPs) de Recursos Humanos, padrinhos, gestores e novos colaboradores; a reciclagem dos treinamentos técnicos; a apuração mensal dos indicadores do programa; o reconhecimento dos padrinhos que mais contribuírem para o sucesso dos novos colaboradores e o feedback contínuo sobre seu desempenho e impacto no programa.
Cultura de acolhimento
O Programa Padrinhos reflete um dos principais valores da Pif Paf: nossa gente. “Acolher, apoiar e tornar o início da jornada dos novos colaboradores mais leve é fundamental para construirmos juntos um ambiente de trabalho colaborativo, humano e de desenvolvimento contínuo. Afinal, crescer na Pif Paf é crescer em equipe”, conclui Goulart.