27 de Setembro de 2014 às 09:21

Projeto dos alunos da educação Infantil do CAIC concorre a prêmios nacional e estadual

O projeto, que teve início em agosto, envolveu cerca de 220 crianças da educação infantil

Os alunos da educação infantil, da Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves (CAIC), do Bairro Serra Negra, desenvolveram um projeto sobre educação no trânsito abordando várias temáticas.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Luciede Almeida de Siqueira, a proposta é criar a consciência de cidadania nas crianças. “Quando se respeita o próximo no trânsito, você está exercitando a cidadania”, disse.

O projeto, que teve início em agosto, envolveu cerca de 220 crianças da educação infantil dos períodos manhã e tarde que realizaram várias atividades abordando o tema “Por um trânsito com + gentileza”. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito, psicólogas, fonoaudiólogas, as crianças se envolveram intensamente com as ações e aprenderam a lição.

 

“Não pode passar quando o sinal estiver vermelho”, fez questão de falar a aluna do 1º período Lara Caroline Souza, de 4 anos. Seu coleguinha, Davi Soares Silva, 4, também deixou seu recado: “Tem que andar na calçada, não pode ser na rua se não o carro pode atropelar. Até de bicicleta é preciso respeitar todas as leis no trânsito”.

As crianças entenderam o recado e os professores e coordenadores acreditam que a mensagem de ‘paz no trânsito e cidadania’ foi um grande legado deixado pelo projeto. “São pequenos hoje, mas serão grandes cidadãos”, reforçou Luciede.

Também atuaram junto ao projeto os diretores Adailton Ferreira Sales e Rodrigo Oliveira Nunes, as professoras Eliane Suely, Maria Terezinha, Maria Rita, Mércia, Fernanda, Wanessa, Cleusa, Roselaine, Simone, as coordenadoras Gleidmar e Meire Lane e a equipe pedagógica da escola.

Aliás, conforme explicou Luciede, todos os alunos da escola se envolveram com o projeto, produzindo cartazes, sinalizações e até na montagem da mini pista de trânsito.

A coordenadora do projeto explicou ainda que foi enfatizada junto aos alunos situações recorrentes na comunidade, como o hábito de andar pelas ruas e não nas calçadas, pegar ‘rabeira’ nos ônibus, condução em alta velocidade pelas avenidas.

Na próxima segunda-feira (29), pais e toda a comunidade poderão visitar o espaço onde foi montada a mini-pista de trânsito e a exposição dos trabalhos didáticos produzidos pelos alunos.

Prêmio - O projeto “Por um trânsito com + gentileza” está inscrito em vários concursos e premiações promovidos pelo MEC, Secretaria Estadual de Educação e da Fundação Victor Civita. Como por exemplo, o Prêmio Professores do Brasil, de iniciativa do Ministério da Educação, que tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.