25 de Dezembro de 2014 às 13:35

“Projeto Rede de Escolas Protegidas" é lançado em Monte Carmelo

Foi realizado o mapeamento dos pontos vulneráveis das escolas e serão acionados os órgãos competentes para cada um agir na segurança das escolas

Nesta semana, durante evento na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Peres, na cidade de Monte Carmelo, foi lançado o “Projeto Rede de Escolas Protegidas”. O projeto foi desenvolvido pelo Capitão PM Geilson Nunes, Comandante da 157ª Cia Esp do 46º BPM e pelo Aspirante a Oficial Kayro Henrique Gimenes Nunes, e, visa aproximar a comunidade escolar da Polícia Militar, contando com a participação de 29 Escolas do Município. O evento de lançamento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas do Dr. Fausto Reis Nogueira, Prefeito Municipal de Monte Carmelo, do Senhor Bento Souza Borges, Secretário Municipal de Educação, da Senhora Dinorá de Fátima Gonçalves, Superintendente Regional de Ensino, além de vários diretores e servidores de escolas partes integrantes do projeto.

Foi realizado o mapeamento dos pontos vulneráveis das escolas e dos locais próximos e serão acionados os órgãos competentes (Prefeitura Municipal, CEMIG, Superintendência Regional de Ensino, Ministério Público) para que, em um Sistema de Rede, cada órgão atue de forma a solucionar o problema dentro de sua respectiva competência. Já foram criados grupos para facilitar a comunicação entre servidores e policiais como também já foram afixadas as placas de identificação da Rede de Escolas Protegidas.

Cada escola terá um policial militar específico que será responsável pela ligação entre a Escola e a PM. Esse militar será chamado de "Guardião da Escola" e terá contato direto com os diretores e servidores, visando estreitar laços e se inteirar, instantaneamente, dos problemas que cercam o ambiente escolar. Serão desenvolvidas palestras com alunos, professores, servidores e demais integrantes dos órgãos públicos, visando mostrar a importância de termos um ambiente escolar saudável e seguro.

Durante a apresentação do projeto, destacou-se também um outro aspecto importante, que será a maior ostensividade da Polícia Militar nos ambientes escolares. No projeto Rede de Escolas Protegidas foi incorporada uma ideia inovadora, em fase de implantação, que prevê a disponibilização nas escolas de uma sala de apoio para registro do REDS. Tal medida possibilitará que as viaturas, ao invés de deslocarem na Companhia para o registro de ocorrências, possam registrar diretamente nos espaços disponibilizados pelas escolas, aproximando cada vez mais a Polícia Militar da comunidade escolar.