26 de Fevereiro de 2021 às 11:35

REVEJA a entrevista coletiva do Secretário Municipal de Saúde Luiz Eduardo Salomão sobre situação crítica do PSM

UTIS dos hospitais superlotadas e pacientes precisando de transferência

 

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, concedeu entrevista coletiva para falar da sobrecarga no sistema municipal de saúde devido a pandemia do Covid 19.

Há uma sobrecarga no Pronto Socorro Municipal, com muitas pessoas contaminadas pelo Covid 19, e na última noite 06 pacientes tiveram piora no quadro e tiveram que ser entubados.

Com alta ou mortes de pacientes vagas foram liberadas na Santa Casa e foi possível abrigar 03 desses pacientes.

Segundo Luiz Eduardo, há alguns pacientes necessitando de oxigênio e cuidados mais especiais, como UTI e outros necessitando de internação ambulatorial.

Perguntado se Patrocínio está tendo o mesmo tratamento do governo do estado que cidades vizinhos para a transferência desses pacientes, inclusive com transporte aéreo,  ele disse que passou a madrugada inteira a manhã de hoje tentando, inclusive entrou com o coordenado regional e até o momento não teve resposta.

O Hospital de Campanha Centro Viva foi utilizaod com internos do Asilo e ainda vai ser utilizado, a medida que que a demanda do Pronto Socorro Municipal for aumentado, como agora, contudo mantê-lo é muito caro para o munícipio e inviável, e  que já entrou em contato com o secretário de saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral pedindo ajuda.

Recente, em coletiva o Prefeito Deiro Marra falou sobre os atrasos de repasses constitucionais a Patrocínio por parte do Governo de Minas, que só na área da Saúde somam mais de R$ 20 milhões, "recursos estes que seriam fundamentais nessa hora grave e de tantas dificuldades", frisou Deiro, salientando ainda "Seria importante se o governo mineiro regularizasse com urgência urgentíssima fizesse os repasses desses débitos. Não há melhor momento que esse, de extrema gravidade e aflição".

Sobre essa dívida do estado Luiz Eduardo informou que enviou ofícios ao governo do estado requerendo o repasse e que procurou o senhor Nilson Caixeta, Presidente do Partido Novo na cidade para que ele possa ajudar nas questões relacionadas a saúde.

Segundo o secretário oficialmente não está confirmada a variante do vírus na cidade, mas diante do grande número de novos casos e agressividade da doença em alguns pacientes, ele acredita que pessoas possam ter se contaminado com a variante.

Os profissionais da saúde que faz curativos e pequenos procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde irão afzer este atendimento somente na parte da tarde, devido ao aproveitamento de alguns profissionais na linha de frente de combate da doença.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!