Base SAMU 192 Monte Carmelo - Foto: Divulgação - Prefeitura de Monte Carmelo
Fonte: SES Por Lilian Cunha
Há quatro meses, o SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Triângulo do Norte está com mais duas Unidades de Suporte Avançado (USA) em operação, sendo uma em Monte Carmelo e outra em Monte Alegre de Minas. Estas ambulâncias contam com condutor, médico e enfermeiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento de casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Até 13 de junho, as duas ambulâncias fizeram 396 atendimentos.
Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e houve um acréscimo da contrapartida estadual na ordem de R$ 315 mil mensais para o custeio das novas unidades. Atualmente, por mês, o Governo de Minas repassa ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (CIS TRI), que administra o SAMU 192 da região, R$ 1.906.172,71 para o custeio.
Quando entrou em operação há quase quatro anos, o SAMU 192 Triângulo do Norte contava com apenas três USAs, sendo uma em Araguari, outra em Ituiutaba e a terceira em Patrocínio. Agora a frota é composta por cinco USAs, que otimiza a distribuição territorial para um atendimento mais rápido, e dezoito Unidades de Suporte Básico (USB), ambulâncias que são utilizadas em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente, e conta com o condutor e um técnico de enfermagem. São mais de 600 mil pessoas beneficiadas em 26 municípios da região.
Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de saúde de Uberlândia, explica a importância do SAMU 192 para o Triângulo do Norte, a parceria com o Corpo de Bombeiros e o benefício para a população. “O aumento de três para cinco USAs, qualifica ainda mais a Rede de Urgência e Emergência da nossa macrorregião de Saúde. Durante o período mais crítico da pandemia, o SAMU demonstrou sua capacidade de atendimento e organização, incluindo a articulação com o Corpo de Bombeiros e os transportes aéreos realizados nesta ocasião”, disse o superintendente.
Quando chamar o SAMU 192
O cidadão deve acionar o SAMU ligando no número 192 na ocorrência dos seguintes casos: problemas cardio-respiratório; intoxicação e envenenamento; queimaduras graves; trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com vítimas; afogamentos; choque elétrico; suspeita de infarto ou AVC (alteração na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio labial são os sintomas mais comuns); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento ou desabamento; crises convulsivas; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Quando não chamar o SAMU 192
Febre prolongada; dores crônicas; vômito e diarreia; levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames; transporte de óbito; transferência sem regulação médica prévia; corte com pouco sangramento; entorses; cólicas renais; e todas as situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Contato do SAMU 192 Triângulo do Norte
A população da região que necessitar do SAMU, com exceção do município de Uberlândia (que faz a própria gestão do serviço), terá a ligação do 192 direcionada para a Central de Regulação, em que as informações serão apuradas pela equipe que orienta e articula o atendimento. Há também o atendimento pelo Aplicativo 192 Fácil, que pode ser baixado para aparelhos iOS e Android.
iOS/Apple Store
https://apps.apple.com/br/app/192-f%C3%A1cil/id1501340705
Android/Play Store
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samu.x_192facil&hl=pt_BR