3 de Junho de 2025 às 10:54

Senac Patrocínio promove primeira edição do Senac X com foco em inovação e empreendedorismo

Evento reuniu duas turmas que apresentaram projetos de startups em pitch para banca avaliadora com representantes do mercado local.

PATROCÍNIO (MG) – O Senac em Patrocínio, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, realizou na sexta-feira, 30/5, a primeira edição do Senac X, programa de incentivo ao empreendedorismo e à inovação entre os alunos do Programa de Aprendizagem.

A iniciativa foi idealizada pelas docentes Amanda Caroline Felipe Garcias, responsável pelo Projeto Integrador, e Gislaine Aparecida Sousa, docente da turma de Aprendizagem.

A atividade reuniu duas turmas de jovens aprendizes, que apresentaram projetos de startups desenvolvidos ao longo da unidade curricular.

Durante o evento, os estudantes apresentaram suas ideias em formato de pitch de até quatro minutos, diante de uma banca avaliadora composta por representantes de empresas, docentes e profissionais convidados, entre eles Jéssica, do setor de Recursos Humanos e responsável pelo programa Jovem Aprendiz na Farmácia Nacional, Davi e Jeferson, gerentes da Drogasil, empresa que conta com jovens aprendizes formados pelo Senac, Marcos, gerente da Eletrozema e também responsável por aprendizes da instituição, Jonata Ulisses, repórter e fotógrafo do site Patrocínio Online, contribuindo com um olhar voltado à mídia e ao impacto social, Gabriel França Siqueira, consultor de vendas do Senac, Diego Antonio Oliveira Silva, instrutor de Formação Profissional em Tecnologia da Informação, Francislene Soares Chagas, diretora da unidade Senac Patrocínio, e Darlan Leite da Silva Marques, supervisor pedagógico da unidade.

Para a docente Amanda Garcias, o Senac X representa um marco no ensino profissional da unidade: “Foi uma experiência prática, significativa, de superação e conexão direta com o mercado. Os alunos se destacaram não apenas pelo conteúdo, mas pela postura e pelo compromisso com as soluções que criaram.”

Startups apresentadas

Cinco startups foram desenvolvidas e apresentadas pelos grupos:

ALLSTOCKE – Desenvolveu uma solução para controle de validade de produtos em pequenos e médios comércios, evitando desperdícios por vencimento.

DE L’USINE – Sortie – Criou uma plataforma para venda de roupas de ponta de estoque, com foco em moda acessível, sustentável e alinhada às tendências.

VivaBem Farma – Propôs um serviço digital de atendimento farmacêutico humanizado, com entrega de medicamentos, comparação de preços e lembretes.

Money Mind – Trabalhou a educação financeira para jovens, com ferramentas práticas de controle de gastos, metas e hábitos de consumo.

Estoque+ – Apresentou uma solução de gestão automatizada de estoque para microempreendedores, com relatórios e análise de dados.

Premiação

A classificação final, com base na pontuação da banca avaliadora, foi a seguinte:

1º lugar: ALLSTOCKE – 305 pontos

2º lugar: DE L’USINE – Sortie – 296 pontos

3º lugar: VivaBem Farma – 277 pontos

Empate em 4º lugar: Money Mind e Estoque+ – 269 pontos

As medalhas para os três primeiros colocados foram confeccionadas com a impressora 3D da unidade, em um trabalho conjunto entre a docente Amanda Garcias, a equipe pedagógica e o professor Diego Antonio. A banca avaliadora também recebeu troféus personalizados como forma de agradecimento.

Sobre o Senac X

O Senac X é um programa do Senac em Minas voltado à formação de startups, com o objetivo de desenvolver as competências digitais e empreendedoras dos alunos por meio de atividades interdisciplinares, colaborativas e voltadas à solução de problemas reais. Ao fim do processo, os estudantes entregam projetos inovadores, alinhados às demandas do comércio, dos serviços, do turismo e às tendências do mundo do trabalho.

Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Patrocínio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos.

Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

O Senac em Patrocínio é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres e Aprendizagem Comercial, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Com uma infraestrutura completa, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, conta com salas de aula e laboratórios bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.