29 de Agosto de 2014 às 07:44

Tempo seco e ar poluído tornam o amanhecer mais bonito.

Contudo, o espetáculo é sinal de poluição e inversão termica

Acima amanhecer de quinta-feira e abaixo amanhecer dessa sexta-feira em Patrocínio (MG)

Esta semana o tempo seco e as particulas de ar suspensas na atmosfera, somados a inversão termica, quando as condições são desfavoráveis à dispersão dos poluentes, tornam o amhecer mais bonito, com a sensação de que o sol é maior 

A presença de nevoeiros  de superfície na madrugada e no início da manhã também é um fenômeno comum durante a inversão térmica. Isso funciona como uma lente de aumento e o sol parece  maior quando no horizonte.

A poluição na nossa região é provocada nesta época, principalmente pelas queimadas e pelas máquinas que catam café caídos nesta época de safra e jogam poeira no ar em grande volume.

A previsão do tempo para a região Sudestre é de sexta-feira nublada com possibilidade de chuvisco a chuva fraca no sul do ES, no RJ e na zona da mata de MG. Sol e chuva a qualquer no leste de MG, na Grande BH. No centro-oeste de MG chove a partir da tarde. O sol aparece e não chove nas demais áreas. Para os próximos dias, há chvas isoladas para diversas regiões do Sudeste, mas não para o Triângulo.

Inversão térmica é uma camada atmosférica de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camarda limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km (gradiente adiabático).

A inversão térmica por ser um fenômeno de curta duração, variando tipicamente de algumas horas à alguns dias, está intimamente relacionada às variações climáticas do tempo meteorológico . O fenômeno é mais comum após a passagem de uma frente fria quando o tempo se abre e uma massa de ar fria e seca, de ventos fracos fracos, recobre uma região que recebeu as chuvas recentes. A presença de nevoeiros  de superfície na madrugada e no início da manhã também é um fenômeno comum durante a inversão térmica