25 de Janeiro de 2025 às 16:15

Veja a emocionante entrevista com Irmã Belina, que comemora 100 anos de vida e 80 anos de sua consagração religiosa.

Uma vida dedicada aos pobres e a Deus, com votos de Pobreza, Castidade e Obediência.

Pense em uma pessoa que completa um século de vida… Que, durante sua existência, presenciou, viu ou ouviu falar de duas guerras mundiais, da chegada do homem à lua, da Guerra Fria, do governo ditatorial no Brasil, da evolução da tecnologia com a chegada da TV em cores, do celular, do advento da internet e de uma grande epidemia que ceifou milhões de vidas. Uma dessas pessoas é Irmã Belina (Carmelita Mendes), que completou 100 anos neste dia 25 de janeiro de 2025.

A religiosa nasceu na fazenda "Buracão", em 25/01/1925.

Com 15 anos, conheceu as Irmãs e foi para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Araguari (MG).

Aos 17 anos, entrou para a vida religiosa, sendo recebida pela Madre Blandina, representante da superiora geral no Brasil, cuja missão recebia o nome de Vigária Geral.

Iniciou sua formação na vida religiosa em Araguari, no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Morou ali por 33 anos (1942 a 1975), sendo transferida para o Patronato Cel. João Cândido, em Patrocínio. Trabalhou no Patronato e atendia à cantina do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, nos três turnos.

Em 1977, foi transferida para Londrina (PR), onde testemunhou sua entrega a Deus até ser transferida para Taguatinga em 1992, chegando lá em 31/01/1992, em um dia de muita chuva.

Deus sempre age em nós, derramando em abundância sua graça. A graça de Deus encontrou sempre, na vida de Irmã Belina, um terreno fértil. Assim, Irmã Belina, em Taguatinga-DF, testemunhou esse amor por 26 anos. Lá morou e trabalhou, gerando vida na escola e servindo a todos, desde os pequeninos do berçário, que levava seu nome, "Irmã Belina", até os maiores e suas famílias. Nunca admitiu que fosse servido na cantina um salgado ou o famoso "bolo de cenoura" feito de vésperas.

Ela foi presença na Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro, frequentando diariamente a Santa Missa das 7h da manhã. Deixou naquele recanto de Taguatinga-Sul uma marca indelével do amor de Deus.

Em 2018, com o encerramento das atividades no Colégio Berlaar Madre Blandina, foi transferida novamente para Araguari, terra onde nasceu, onde ela se enamorou e se apaixonou por Deus, que a acolheu e que ela escolheu como esposo e companheiro de jornada, preparando-a para chegar a essa longa e linda idade: 100 anos!

- 100 anos bem vividos!

- 100 anos de testemunho fraterno invejável!

- 100 anos de entrega total a esse Deus amor.

- 100 anos de busca incansável para descobrir e abraçar a vontade de Deus.

Nestes 100 anos de vida, vivendo intensamente os três votos (Pobreza, Castidade e Obediência), também se celebra o jubileu "Carvalho": 80 anos de sua consagração religiosa.

Parabéns, Irmã Belina, da equipe do Patrocínio On-line e de suas irmãs de congregação. Sua vida é uma celebração!