Novas regras começam a valer neste ano de 2024 para os segurados e seguradas do INSS quando o assunto é aposentadoria. Confira aqui quais foram essas mudanças.
Pois bem, para a aposentadoria em 2024, os segurados e seguradas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que cumprir regras diferentes. Neste ano de 2024, requisitos como o sistema de pontos e a idade mínima progressiva serão modificados.
Isso porque, agora em 2024, homens e mulheres que se preparam para a aposentaria precisarão cumprir novos pré-requisitos. De acordo com o INSS, essas serão as principais mudanças para obter a aposentadoria:
Mas com essas idades citadas acima, o tempo mínimo de contribuição continua o mesmo, obrigatoriamente de 35 anos para os homens e 30 para as mulheres.
Diferentemente, para se aposentar com um tempo menor de contribuição, ou seja, 15 anos de tempo de serviço, aí a idade mínima permanece de 65 anos para homens e 62 para mulheres.
Além desses pré-requisitos, o contribuinte precisa seguir outras regras do INSS. Por isso, é recomendável que o trabalhador procure sempre uma advogada especialista em benefícios do INSS para identificar a aposentadoria que oferece os melhores benefícios e como seguir o passo a passo correto para a concessão.
Veja que, para aposentar-se com tempo de contribuição de 30 ou 35 anos, para mulher ou homem, respectivamente, existem muitas situações que podem inflar seu tempo de contribuição e fazer com que você alcance o direito antes do esperado. E é o justamente uma advogada especialista no assunto que poderá auxiliá-lo nesse sentido.
Além disso, neste ano de 2024, também houve mudanças para quem vai se aposentar pela regra de transição dos pontos. Mas o que é isso afinal? Nada mais do que a soma da idade do segurado com seu tempo de contribuição, a fim de chegar à uma pontuação mínima eu lhe permita a concessão do seu benefício. Assim, a partir deste ano de 2024, o mínimo de pontos da mulher sobe para 91 pontos e do homem para 101.
Em qualquer caso, como existem várias regras de transição vigentes, que permitem diversas possibilidades de concessão da aposentadoria, é indispensável a prévia análise da sua melhor data e renda de aposentadoria. E isso pode ser feito através de um bom planejamento com uma advogada especialista no assunto.
Portanto, para análise do seu caso concreto e pedido de aposentadoria, consulte sempre uma profissional especialista no assunto e de sua confiança.
Espero ter contribuído com todas essas informações. Um forte abraço.