23 de Fevereiro de 2022 às 20:54

VÍDEO: Bombeiros de Patrocínio e engenheiro constataram risco de rompimento em uma represa de irrigação e fornecimento de água da região

A represa fica situada na Comunidade do Atalho em Monte Carmelo

 

Com informações, foto e vídeo Corpo de Bombeiros

MONTE CARMELO (MG) – Os militares do Corpo de Bombeiros de Patrocínio compareceram a Comunidade do Atalho pertencente ao município de Monte Carmelo na tarde de terça-feira, 22/2/22, a fim de realizar uma vistoria em uma represa de irrigação e fornecimento de água da região.

Os bombeiros foram acompanhados pelo Secretário de Obras Ricardo que acumula a função de engenheiro civil da prefeitura, do coordenador de obras Arthur e do piloto de drone que presta serviço a prefeitura municipal Rômulo que deslocaram até o local com a guarnição.

Os bombeiros no local verificaram que a represa possui aproximadamente 1 km de comprimento por 500 m de largura e foram informados que possui cerca de 15 a 20 metros de profundidade.

A mesma encontra-se com uma das margens possuindo várias trincas, deslizamentos de terras, erosões e em dois locais foram realizados ladrões de água a fim de realizar o escoamento de forma controlada da saída dessa água.

O Corpo de Bombeiros observando pela parte inferior de um dos locais onde houve deslizamento de terra, foi possível verificar que existe vazamento de água por debaixo da terra, comprometendo o terreno e fragilizando o mesmo.

Foram visitadas as residências próximas, porém sem sucesso tendo em vista que não havia nenhum morador em nenhuma das residências vizinhas.

Seguindo o alinhamento caso a represa venha a se romper possui uma residência em risco iminente de ser atingida onde a mesma foi visitada, porém também não tinha moradores sendo deixado um bilhete com orientações do Corpo de Bombeiros e contatos telefônicos da corporação e prefeitura.

O Secretário de Obras que também é Engenheiro Civil avaliou o local como sendo de grande risco e ainda relatou que não é possível realizar nenhum tipo de manutenção com maquinário pesado, sendo o ideal para o local fazer um muro de contenção com pedras, blocos com concreto armado e o esvaziamento de pelo menos 90 cm da represa.

O Secretário de Obras ainda se comprometeu a entrar em contato com a presidente do Conselho Comunitário da região para alertar sobre os riscos e as medidas necessárias ea retirada dos moradores do local.

Os bombeiros também realizaram contato com o Guilherme que é coordenador do IGAM em Minas Gerais onde repassaram todas as informações e o mesmo informou que iria entrar em contato com a coordenação do IGAM e com a prefeitura a fim de realizar uma visita de campo no local.

Com o comprometimento da Secretaria de Obras em verificar a situação dos moradores e alojarem em outra localidade junto com o conselho comunitário e da possibilidade de realizar uma possível obra após o período chuvoso a guarnição retornou as estruturas do 2° Pelotão.

Realizaram a vistoria os militares sargento Matheus e soldado Adenizio.