Na manhã deste domingo, 22/10, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Patos de Minas, MG, foi acionado para a captura de uma onça suçuarana na garagem de uma residência na cidade de Varjão de Minas, MG. Uma equipe de bombeiros se deslocou até o local, onde, com a ajuda voluntária do Médico Veterinário Wikther Olivério, pós-graduado em Medicina Veterinária de Animais Silvestres e Anestesiologia e Analgesia Veterinária, e com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, traçaram estratégias para a captura do animal.
O felino era de grande porte e oferecia resistência à aproximação dos militares. Foram realizadas várias tentativas de captura com materiais adequados, sendo que o mesmo conseguia se desvencilhar e fugir. A preocupação da equipe consistia na realização do trabalho de forma segura para a equipe, para o animal e para a população da cidade, com foco na contenção da onça dentro do terreno, uma vez que vários populares se aglomeraram nas imediações para acompanhar os trabalhos.
Depois de cerca de 03 horas de operação, a equipe conseguiu capturar o animal, sedá-lo e contê-lo em uma jaula. Após a captura, foi realizada uma avaliação pelo médico veterinário e a condução do mesmo pela Polícia Militar de Meio Ambiente ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Patos de Minas para os devidos cuidados.
Tratava-se de um animal macho adulto da espécie Puma concolor (suçuarana, onça parda e leão baio), pesando aproximadamente 50 kg. Ele apresentava-se debilitado, com quadro de desidratação e necessitava de cuidados veterinários.