Com informações e fotos da Agência Local de Comunicação Organizacional 46ºBPM
Nesta terça-feira, 31 de outubro de 2023, foi deflagrada a Operação Divisa Integrada entre a PMMG e a PMGO, com apoio da PCMG.
O lançamento da Operação foi realizado no Espaço Cultural da cidade de Monte Carmelo, onde estiveram presentes a Comandante da Décima Região de Polícia Militar, Coronel Marisa, o Comandante do 46º BPM, Tenente Coronel Sócrates, o subcomandante do 18° BPM de Catalão/9° CRPM, da PMGO, e o Delegado Dr. Leandro, da PCMG.
A finalidade da Operação foi eminentemente preventiva, buscando aumentar a sensação de segurança da comunidade local, visando a continuidade da prevenção criminal, a garantia da segurança e da tranquilidade para o cidadão que mora ou transita nos municípios de divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás.
O policiamento preventivo da Operação foi realizado nas modalidades de policiamento ostensivo geral, policiamento rodoviário estadual, policiamento de meio ambiente, policiamento aquático e policiamento aéreo, realizado pela aeronave de asas rotativas da Polícia Militar “Pégasus”.
A Operação mostrou a integração dessas forças de segurança pública, as quais estão disponíveis e acessíveis a toda população, 24 horas por dia.
Foram mobilizados mais de sessenta policiais militares da PMMG, mais de vinte militares da PMGO, além de uma equipe da PCMG, além de uma logística de mais de trinta viaturas.
O policiamento ostensivo foi realizado com ações e operações preventivas, como patrulhamentos em comunidades urbanas e rurais de MG e GO, blitz de trânsito na divisa de Minas com Goiás, policiamento embarcado com as equipes do policiamento de meio ambiente na represa de Emborcação e no leito do Rio Paranaíba, policiamento com semoventes (cães) e policiamento aéreo.
Também foram realizadas operações de repressão qualificada, através do cumprimento de dez mandados de busca e apreensão, obtendo-se o seguinte resultado: seis prisões e apreensão dos seguintes materiais: duas armas de fogo, três munições calibre .22, alguns tabletes e porções de maconha, uma porção de crack, seis telefones celulares, um rádio HT, uma motosserra, R$ 161,00, redes, tarrafas e outros materiais ilícitos.
A Polícia Militar de Minas Gerais segue firme na sua missão: “Promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando as pessoas, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais”.