Fotos: Corpo de Bombeiros/Reprodução
Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida após um grave acidente envolvendo um caminhão do Corpo de Bombeiros e um carro, na manhã de domingo, 26/01/2025, por volta das 9h00min, na Rota do Sol (RSC-453), em Itati, no Rio Grande do Sul.
O acidente vitimou dois militares, os soldados Audrei Alves Camargo e Juliano Baigorra Ribeiro.
Segundo informações, o caminhão dos bombeiros, cedido pela unidade de Gramado para atuar na Rota do Sol, estava em deslocamento para atender uma ocorrência quando capotou e colidiu frontalmente com um Toyota Corolla, com placas de Caxias do Sul, nas proximidades de Terra de Areia.
No momento do acidente, uma mulher estava dirigindo o veículo, acompanhada por um homem no banco do carona e um menino no banco de trás. Eles também estão entre as vítimas. Uma adolescente, ocupante do carro, foi socorrida em estado grave e levada para o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.
O soldado Camargo, de 33 anos, natural de Santa Maria, atuava no Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre. Ele deixa esposa e três filhos. Já o soldado Baigorra, de 38 anos, natural de Uruguaiana, trabalhava no 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves. Ele também deixa esposa e três filhos.
Nesta segunda-feira, 27/01/2025, os militares do Corpo de Bombeiros de Patrocínio, Patos de Minas, Araguari, Uberlândia e Uberaba postaram vídeos e uma nota de pesar:
"É com profundo respeito e tristeza que o 5º Batalhão de Bombeiros Militar presta sua homenagem aos valorosos irmãos de farda do Rio Grande do Sul, Soldado Juliano Baigorra Ribeiro e Soldado Audrei Alves Camargo, que tragicamente perderam suas vidas em serviço, em um acidente na RS-453.
Reconhecemos o sacrifício e a dedicação desses heróis, que deram suas vidas no cumprimento do dever. Manifestamos também nossa solidariedade pelas outras três vítimas dessa tragédia.
Que suas memórias permaneçam vivas como exemplo de coragem e devoção à causa maior de salvar e proteger vidas.
Nossos mais sinceros sentimentos às famílias, amigos e à corporação @cbmrsoficial. Que encontrem conforto e força neste momento de dor.
Descansem em paz, guerreiros!"
5º Batalhão de Bombeiros Militar
Os bombeiros do Rio Grande do Sul também postaram uma nota:
"Quando um irmão de farda tomba no cumprimento de sua missão, todos nós sentimos juntos.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta suas mais profundas condolências aos familiares, amigos e companheiros dos Soldados Audrei Alves Camargo e Juliano Baigorra Ribeiro, que dedicaram suas vidas à missão de salvar e proteger, mesmo com o risco da própria vida.
O CBMRS também presta solidariedade à família dos civis envolvidos neste trágico acidente, desejando força e conforto para superar esse momento de dor.
Seguiremos honrando o legado de coragem, dedicação e altruísmo deixado por esses valorosos Bombeiros Militares."