ARAXÁ (MG) - No dia 15/06, por volta das 15h00min, uma vítima procurou a Polícia Militar em Araxá relatando que foi vítima de um golpe aplicado via WhatsApp.
Segundo a vítima, uma suposta agência bancária entrou em contato com ela oferecendo um empréstimo, porém, solicitaram um determinado valor para liberar o dinheiro do empréstimo.
Somente após depositar o valor solicitado em uma conta em nome de pessoa física, a vítima percebeu que se tratava de um golpe.
A Polícia Militar repassa dicas e alerta a população para que não sejam vítimas de golpes:
- Evite realizar compras em sites desconhecidos ou através de redes sociais. Os golpistas oferecem ofertas tentadoras para atrair as vítimas.
- Evite realizar empréstimos ou financiamentos em sites. Procure uma agência bancária ou uma financeira de confiança em sua cidade.
- Agências bancárias não enviam funcionários em sua residência para buscar ou trocar cartões de crédito/débito. Jamais entregue seu cartão e senha a desconhecidos.
- Recebeu uma ligação ou mensagem informando que seu cartão foi clonado? Compareça PESSOALMENTE em sua agência bancária para averiguar a situação.
- Você jamais deverá realizar qualquer tipo de depósito para que seja liberado um empréstimo. Esta não é uma prática das agências. Desconfie se solicitarem depósitos antecipados.
- Vai comprar um carro? Certifique-se primeiro da existência do veículo, se está com a documentação em dia, se não possui débitos ou, ainda, se não tem alguma restrição judicial (a Justiça pode determinar, por exemplo, que certos bens não podem ser vendidos). Se possível, negocie pessoalmente com o vendedor e jamais realize qualquer tipo de pagamento antecipadamente.
- Desconfie sempre que um conhecido solicitar dinheiro emprestado através de redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram, etc). Antes de realizar qualquer transferência ou depósito, ligue para o solicitante e confirme a veracidade da solicitação. Golpistas podem clonar estas redes sociais e aplicar golpes em seus contatos.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!