As endocrinopatias (doenças hormonais) em cães e gatos não são tão raras como se suspeita. Esta presente em 50% dos animais com mais de 6 anos e pode ocorrer em filhotes e jovens também.
As causas são variáveis, vão desde iatrogênicas (provocadas por excesso de medicamentos) as congênitas (o pet nasce com a doença) e as adquiridas (ele desenvolve a doença ao longo dos anos).
É importante salientar o reflexo da pele fonte a alterações hormonais excesso ou perda de peso excessiva, pois elas podem ser motivo daquela doença que não melhora no seu animal e não foi diagnosticada ainda.
As doenças endócrinas mais frequentes são: diabetes, hipertireoidismo, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipoadrenocorticismo e alterações hormonais sexuais. Elas são causadas por uma disfunção em uma ou varias glândulas endócrinas no corpo do seu pet levando ao aumento ou diminuição de hormônios.
Os hormônios são importantes, pois é responsável por controlar o metabolismo, o crescimento do pelo, a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente.
Animais com doenças endócrinas apresentam dentre outros sinais, muita sede e urinam muito, apetite exagerado, ganham ou perdem peso em excesso, apresentam aumento do tamanho da barriga, sonolência, preguiça, tremores, lesões na pele constantes.
As doenças endócrinas não diagnosticadas e não tratadas podem levar o seu cão ou gato a óbito, pois comprometem os órgãos vitais como rins, coração, fígado, musculo, ossos, articulações, cérebro, visão, pele e demais órgãos. Caso seu animal apresente algumas das alterações descritas de forma constante, esta na hora de procurar um medico veterinário para melhor compreensão e esclarecimento a fim de que seu pet tenha vida saudável e feliz.
Clínica Veterinária Fauna
Dra Raquel Fontes
Med. Vet. Pós Graduada Dermatologia cães e gatos.