O 3° Balaio do Café, que aconteceu no dia 09 de junho, terminou com um gostinho de quero mais para quem prestigiou o evento que contou com conhecimento, ótima comida, aula de culinária, apresentações artísticas tudo reunido em um ambiente aconchegante e com clima agradável.
Para começar, uma dose de conhecimento
A feira iniciou as 16h com a palestra Café com Coaching. Ministrada pela Master Coach, Miriam Menezes, e Poliana Gonçalves, gestora da Cafeteria Dulcerrado, a explanação teve como tema “O despertar para o extraordinário”. A abordagem foi para mostrar aos participantes que é necessário mudarmos o conceito que “Santo de casa não faz milagre”, ou seja, observar que o local em que se está possui potencial, bem como que as pessoas que estão em nossa volta têm conhecimento e são aptas. Mudar a mentalidade sobre os desenvolvimentos das cidades, fazer produção e consumo se alinharem estrategicamente dentro da região, como fala Poliana Gonçalves: “Fazer com que a comunidade se sinta encantada com a capacidade de seu município de produzir e comercializar de forma justa, mas, sobretudo encantar essa comunidade com base na qualidade foi o tema da palestra. Se cada um fizer sua parte, tenho certeza que as coisas vão mudar gradativamente e os méritos serão destinados a quem de fato os merece, pense nisso e olhe a sua volta”.
Integração e diversidade, feirinha repete o sucesso
Após o encerramento da palestra, teve início a feirinha com os expositores, que nessa terceira edição, contou com dez parceiros que apresentaram produtos e materiais que enriqueceram o evento. Juliana, expositora com o Queijo Canastra Marisa, teve sua primeira participação e fala sobre sua percepção. “Foi a primeira vez que participamos do evento, e fomos surpreendidos positivamente pela sua qualidade! Muito bem organizado e com um público muito bom! Ótima oportunidade de negócios e também de divulgar nosso produto, que ainda é novo na região! Já aguardo a quarta edição”, declara a expositora.
Novidade dessa edição foi a inclusão do lançamento da Edição do Produtor na programação do Balaio do Café. O café do mês de junho foi produzido pelo cooperado Devanir Rossini, o qual compartilhou o resultado de seu excelente trabalho com seus familiares e com os participantes do evento. O produto de altíssima qualidade será servido durante o mês na Dulcerrado e Poliana Gonçalves, gestora da cafeteria, recomenda o preparo e a harmonização: “Nossa dica de preparo é utilizar o método Chemex, que proporciona uma extração limpa, sem amargor, potencializando a doçura natural proveniente do café. Já para a harmonização, recomendamos apreciar o café com sequilhos com recheio de goiaba, pois irá potencializar a doçura e equilibrar a acidez cítrica de limão proporcionando uma finalização intensa”. O público pôde degustar o café na mesa de cupping que foi montada e também apreciar a harmonização com sequilhos.
Novidades que surpreenderam
Para enriquecer ainda mais o evento, com o apoio do Senac e do Sindcomercio foi realizado uma aula de gastronomia com o Chef, Ronie Peterson, o qual apresentou com muito carisma e entusiasmo receitas utilizando o café, tanto no preparo do prato salgado quanto da sobremesa, comprovando a diversidade do café. Ao final, os participantes degustaram e aprovaram as receitas preparadas.
Maria de Lourdes Carvalho Martins Galego, uma das diretoras do Sindcomercio, fala sobre essa parceria. “Trouxemos juntamente com o Senac e Dulcerrado o Chef, Ronie Peterson, para fazer parte do 3° Balaio do Café, o qual fez pratos utilizando o café, agregando e ressaltando uma riqueza muito grande que nós temos na nossa região. Foi um evento especial e essa terceira edição surpreendeu, pois foi um evento muito bom, atraindo gente de outras cidades. Espero que continue cada vez melhor”, ressalta.
Também foi montado o Espaço Kids, disponibilizando brinquedos e garantindo a diversão para as crianças.
O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo Kamamos do Choro, que apresentou um repertório diversificado e bastante animado, agradando o público presente. “O terceiro Balaio do Café foi um sucesso, nós conseguimos organizar uma programação atrativa, que cativou um grande público, que posso dizer que foi o maior de todas as três edições. Todo público presente elogiou bastante e aproveitaram muito a disponibilidade e variedade de produtos que os expositores estavam oferecendo e só tenho a agradecer aos expositores que acreditaram, mais uma vez, nessa proposta e participaram com seus produtos excepcionais. ” Conclui Poliana Gonçalves.