Com Cristo no coração, jovens marcham como verdadeiro exército da fé no 30º Encontro do EJC Exército de Cristo, que foi realizado com sucesso

5 de Agosto de 2025 às 11:20

Aconteceu no último final de semana, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, o 30º Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia São João Paulo II.

O Encontrão, que teve 74 jovens, teve como tema: “Deixa Deus sonhar em ti”.

O movimento teve como coordenadores os tios Yuri e Larissa, e os jovens Pedro Henrique e Maria Vitória. Além dos jovens e tios citados acima, o movimento conta com os jovens Estefânia, Thiago, Tarcísio e os tios Pedro e Karol, Douglas e Michele, Allan e Natália, Larissa e Raphael no grupo dos 15, que são fixos nas reuniões de domingo.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A Santa Missa teve início com João Paulo carregando a imagem do padroeiro São João Paulo II e, após isso, os jovens marchando, conforme o nome deles: Exército de Cristo.

No domingo, 03/08, a Santa Missa, que aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, foi presidida pelo pároco Padre Luiz Antônio, com a colaboração do diácono permanente José Marcelo, acólitos, coroinhas, ministros, canto e leitores.

A Igreja celebrava, neste dia, o 18º Domingo do Tempo Comum, com as leituras do livro de Eclesiastes 1,2; 2,21-23, da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,1-5.9-11 e do Evangelho de São Lucas 12,13-21.

Em sua homilia, o sacerdote disse que estamos em um tempo em que a liturgia toca profundamente o nosso coração. Ele ressaltou o livro de Eclesiastes e disse que há duas traduções, e que ele preferia a segunda tradução, que fala sobre “vaidade das vaidades”, porém ele prefere a expressão “ilusão das ilusões”.

O padre disse que estamos em um tempo em que estamos iludidos demais. Voltando-se para os jovens, falou: “Queridos jovens, atendi vocês em confissões, e vejo como a juventude se ilude no primeiro amor, no segundo, nas aventuras do rolezinho e em tantas coisas, e assim acaba quebrando a cara.”

Voltando-se para si e para os fiéis, disse: “Nós também nos iludimos com o poder, com o ‘mando’, com o ‘eu que faço’. Também nos iludimos com os bens materiais. Os pais trabalham, trabalham, trabalham, e não aproveitam nada. E, como está na Bíblia, no final das contas, quando o pai morre, os filhos brigam por herança.”

E falou: “Se tem uma coisa que causa briga na família, se chama herança. Aí o pobre do pai e da mãe se mata, morre de trabalhar, e os filhos vão brigar por herança.”

Ele disse que a liturgia é muito clara: isso é ilusão nossa. De ilusão não se vive, não é real. E ressaltou que gente iludida não é feliz, porque não é real. Por isso, uma juventude de ilusão, um amor de ilusão, tem que ser real e tocar os corações.

Seguindo o rito, o sacerdote consagrou o Corpo e o Sangue de Cristo.

Os jovens comungaram o Corpo e Sangue de Cristo no altar.

Após, o sacerdote foi homenageado pelo tio Matheus pelo Dia do Padre, comemorado na segunda-feira, 04/08. Ele recebeu uma mochila do movimento e um abraço dos coordenadores.

Ao final da Santa Missa, ele abençoou os crucifixos, que foram entregues aos jovens.

Em nota, o coordenador do movimento disse que este foi o 28º encontro, porém simboliza os 30 anos do EJC da Paróquia São João Paulo II, conhecido como Exército de Cristo! Pois, mesmo passando por uma pandemia, o EJC permaneceu vivo com toda a sua juventude — e borracha nenhuma apaga a sua história.