Em sessão solene na Câmara Municipal, Lions comemora 100 anos

9 de Junho de 2017 às 08:26

O Lions Clube, criado nos Estados Unidos por Melvin Jones, no dia 07 de junho de 1917, com o propósito de servir e realizar trabalhos comunitários teve a data comemorada em todo mundo. Em Patrocínio não foi diferente. Os dois clubes de Lions da cidade (Lions Clube de Patrocínio e Lions Lilia Brandão) e os clubes de Léo (Dr.Brandão, Jesse Fernandes e Léo Jr Dr. Brandão) realizaram intensa movimentação durante todo o dia.
 

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

No período da tarde, com a presença dos Governadores do Distrito LB-3 Cl Carlos Jorge Moreira de Mello Mattos e sua esposa Cl Oneida de Marcos Rabelo Mello Mattos, do presidente da Câmara Thiago Malagolli, e imprensa foram reinaugurados os três obeliscos do Lions nas entradas da cidade (Trevos da BR 365, MGC 462 e MG 230), que passaram por uma reforma.


A noite em sessão solene realizada pela Câmara Municipal, que foi proposta pelo presidente Thiago Malagolli e vereadores, com a presença de várias autoridades, leões e familiares, a data foi comemorada com muito entusiasmo.

O presidente da Câmara de Patrocínio Thiago Malagoli, recebeu das mãos da presidente do Lions Clube Lilia Brandão, Iris Marta Silva Simião, juntamente com a presidente do Lions Clube de Patrocínio, Heloisa Helena Rocha dos Santos o Certificado de Reconhecimento Lions Clube International, que é apresentado a pessoas em forma de agradecimento pela dedicação e serviços prestados a organização Lions Clube International.

História

Em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo. O grupo de Jones, o Business Circle of Chicago, concordou com ele.

Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a "Associação de Lions Clubes", e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados.

Em três anos, o Lions tornou-se uma organização internacional. Desde então, já nos tornamos referência pela nossa integridade e transparência. Somos uma organização bem administrada, com uma visão sólida, uma missão bem definida e uma longa história de muito orgulho.

Início em 1917

Melvin Jones fez uma pergunta simples, que foi capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem suas habilidades no trabalho pela melhoria da comunidade em que vivem?  100 anos depois, o Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com 1,35 milhão de associados em mais de 46.000 clubes e inúmeras histórias de Leões agindo pelo mesmo ideal: vamos melhorar nossas comunidades.

1920: Internacionalização

Apenas três anos depois de ser fundado, o Lions tornou-se internacional com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África. 

1925: Erradicação da cegueira 

Helen Keller discursou na Convenção do Lions Clubs International em Cedar Point, no estado de Ohio, EUA, e desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, temos trabalhado incansavelmente para ajudar os cegos e deficientes visuais.

1945: Nações Unidas

O ideal de uma organização internacional é exemplificado pela nossa relação duradoura com as Nações Unidas. Fomos umas das primeiras organizações não-governamentais a serem convidadas para colaborar na elaboração da Carta Constitutiva da ONU, e desde então sempre apoiamos o seu trabalho.

1957: Organização de programas juvenis

No final da década de 1950, criamos o Programa Leo para oferecer aos jovens do mundo todo uma oportunidade de desenvolvimento pessoal através do voluntariado. Há cerca de 144 mil Leos e 5.700 Leo clubes em mais de 140 países em todo o mundo.

1968: A nossa Fundação

A Lions Clubs International Foundation auxilia os Leões em projetos humanitários globais ou locais de grandes proporções. Através da Fundação, os Leões atendem às necessidades da comunidade em que vivem e também de outras comunidades pelo mundo.

1990: Lançamento do SightFirst

Por meio do SightFirst, o Lions está restituindo a visão e prevenindo a cegueira em escala mundial. Lançado em 1990, os Leões já arrecadaram mais de US$ 346 milhões para esta iniciativa. O SightFirst combate as principais causas da cegueira: catarata, tracoma, oncocercose , cegueira infantil, retinopatia diabética e glaucoma.

Hoje: Extensão do alcance do clube

O Lions Clubs International amplia sua missão de serviço a cada dia – nas comunidades locais e em todos os cantos do mundo. As necessidades são imensas e os nossos serviços variados, abrangendo desde a visão, saúde, juventude, idosos até o meio ambiente e auxílio humanitário para vítimas de catástrofes. Nossa rede internacional cresceu e já abrange mais de 200 países e regiões geográficas.