Encenação, caminhada, missa e almoço marcam a abertura da Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Martins

6 de Outubro de 2025 às 14:28

Começou no último sábado, 4/10, a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Martins, em Patrocínio.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade .

A abertura iniciou-se com a concentração no Rio Espírito Santo (ao lado da ponte), com a encenação do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e procissão até o Santuário.

Em seguida, aconteceu a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Martins, que contou com a participação do EAC, EJC e jovens da comunidade.

No domingo, 5/10, ocorreu a tradicional Caminhada da Fé, saindo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, com destino ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Martins. Antes de chegarem ao santuário, os fiéis, todos os anos, passam pela comunidade de Samambaia, que serve café da manhã com a ajuda de diversas pastorais da comunidade que pertence à Paróquia São Damião de Molokai.

Este ano, a novidade foi o apoio da agência Cresol de Patrocínio, que distribuiu água para os romeiros ali presentes. Esta caminhada simboliza a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Após a caminhada, foi celebrada a Santa Missa com a participação das comunidades de Caxambu e Boa Vista, presidida pelo padre Elcio, ss.cc., e com a participação do diácono permanente Fabiano. A imagem de Nossa Senhora Aparecida entrou juntamente com a procissão de entrada.

A Igreja celebrava, neste dia, o 27º Domingo do Tempo Comum, com as leituras do Livro da Profecia de Habacuque (1,2-3; 2,2-4), da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (1,6-8.13-14) e do Evangelho segundo São Lucas (17,5-10).

Em sua homilia, o padre falou sobre a devoção a Nossa Senhora, sobre a fé e sobre os momentos em que a perdemos, ressaltando a importância de rezar, de participar da missa aos domingos, entre outros pontos, sempre envolvendo a devoção mariana, mas destacando Jesus Cristo.

O sacerdote consagrou a Eucaristia.

Os fiéis comungaram o Corpo de Cristo.

Em seguida, houve uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com entrega de flores e a coroação, seguida de um almoço com deliciosa galinhada.

A festa prossegue até o dia 12 de outubro, com momentos de fé, devoção e confraternização. A festa promete um rico programa de celebrações e atividades.

A comunidade se reunirá no ponto alto da celebração, em oração e devoção, no domingo, dia 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil. A programação inicia-se às 6h00min, com a tradicional alvorada. Em seguida, às 10h00min, será celebrada uma Santa Missa com o Coral Sintonia Som de Paz. O almoço está marcado para o meio-dia.

À tarde, a partir das 13h00min, um leilão de animais promete movimentar a comunidade. A programação religiosa continua com o Terço da Novena Perpétua, às 15h00min, e a Santa Missa, procissão e coroação, às 17h00min.

Todos estão convidados a se unir a essa celebração, que reforça a fé e a tradição local, em um verdadeiro momento de acolhimento e missão.

Confira a programação

07/10 - Terça - Feira

  • 19h - Reza do Terço

  • 19h30 - Santa Missa com participação da Comunidade: São Sebastião - Dourados

08/10 - Quarta - Feira

  • 19h - Reza do Terço

  • 19h30 - Santa Missa com participação da Paróquia N. Sra. do Patrocínio.

09/10 - Quinta - Feira

  • 19h - Reza do Terço

  • 19h30 - Santa Missa com participação da (Comunidade São João da Serra Negra), Paróquia São Sebastião - Guimarânia.

10/10 - Sexta - Feira

  • 19h - Reza do Terço

  • 19h30 - Santa Missa com participação

11/10 - Sábado

  • 19h - Santa Missa com participação da Comunidade São Vicente de Paulo - Puladouro. Homenagem às Crianças.

12/10 - Domingo - Dia de Nossa Senhora Aparecida

  • 06h - Alvorada

  • 10h - Santa Missa - Coral Sintonia Som de Paz

  • 12h - Almoço

  • 13h - Leilão de animais

  • 15h - Terço Novena Perpétua

  • 17h - Santa Missa - Procissão e Coroação