Aconteceu no domingo, 27/10, na cidade de São Gotardo, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). A JDJ reuniu cerca de 3.000 adolescentes, jovens e missionários, e contou com a participação de movimentos e grupos de oração de 24 cidades que atualmente compõem a Diocese de Patos de Minas.
Com o tema "Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar" (Is 40,31), o evento teve momentos de muita espiritualidade, louvores e diversão para os cristãos católicos. A manhã começou com os participantes retirando os kits e tomando café.
Após o evento, a animação ficou a cargo da Comunidade Católica Missão Vida Nova, que realizou diversos momentos de louvor e oração com os presentes.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
Antes da Santa Missa, a Cruz Peregrina da JDJ foi recebida com a canção de Padre Zezinho "No Peito Eu Levo uma Cruz" e também com a entrada dos missionários e organizadores.
Uma novidade na 10ª edição da JDJ em São Gotardo foi a presença do ícone de Salus Populi Romani, uma cópia da JMJ, que foi entregue também para as jornadas.
Em seguida, aconteceu a Santa Missa, celebrada pelo bispo diocesano Dom Cláudio Nori e concelebrada pelos padres Emílio (Padre da Juventude), Cleber, João Carlos (vigário da Paróquia São João Paulo II de Patrocínio), Hemerson Rubens Oliveira, Vicente de Paulo da Silva e Fernando, contando com a ajuda do diácono transitório Marthius, um dos organizadores, e dos diáconos permanentes José Antônio e Airton José.
No início, houve uma procissão de entrada, realizada por seminaristas, leitores, diáconos transitórios e permanentes, e sacerdotes.
A igreja celebrava o 30º Domingo do Tempo Comum, cujas leituras foram do Livro do Profeta Jeremias (31,7-9), da Carta aos Hebreus (5,1-6) e do Evangelho de São Marcos (10,46-52) .
Em sua homilia, o bispo diocesano destacou que um jovem evangeliza outro jovem. Ele também ressaltou a importância de apontar o caminho para Cristo a nossos irmãos e irmãs e aos outros jovens, pois, às vezes, eles estão como o cego do Evangelho de São Marcos (10,46-52), à beira do caminho, não enxergando e não vendo quem é Jesus, o Filho de Davi.
Após, sequência do rito de Santa Missa.
Os fiéis comungaram a Eucaristia.
No final, o bispo abençoou o ícone de Salus Populi Romani.
Ao término da Santa Missa, o bispo anunciou que, no ano de 2025, durante o Jubileu de 70 anos da diocese, a cidade de Patos de Minas será a próxima sede da Jornada Diocesana da Juventude.
Após a Santa Missa, a sequência com louvor, pregação e testemunhos. Os participantes almoçaram durante o intervalo.
Antes do encerramento, houve agradecimentos aos jovens e também a entrada dos ícones de cada forania da Diocese de Patos de Minas, sendo elas Santo Antônio, São José, São Francisco, São Sebastião, Santa Rita e Nossa Senhora da Abadia.
As seis paróquias de Patrocínio foram representadas pelos movimentos EACs e EJCs.
Para encerrar o JDJ, o DJ André Castro, da Comunidade Shalom de Patos de Minas, animou a festa com músicas católicas e o tradicional festival das cores.
Durante o evento, houve momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento em uma tenda montada, além de uma tenda vocacional.
A JDJ em São Gotardo destacou-se pela organização, acolhimento e na preparação do almoço, sendo considerada uma das melhores, segundo o público.