Santa Missa, Lançamento de Selo e outros eventos marcam as comemorações dos 180 anos a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

12 de Março de 2019 às 10:10

Aconteceram no último sábado 09/03 às comemorações dos 180 anos da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, iniciadas com a Santa Missa, celebrada pelo Pároco Sizenando, Vigário Artur e padre do Seminário Menor Iram. Contou com a presença e colaboração dos ministros, seminaristas e coroinhas.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Em sua homília o Padre Sizenando agradeceu todos os párocos que por ali passaram onde alguns já faleceram e outros que recentemente foram párocos, Colégio das Irmãs e também todos os fiéis da Paróquia.

Após a Santa Missa foi lançado o Selo dos Correios onde os Padres Sizenando, Artur e Iram juntamente com o gerente dos Correios, Edson Silva e o agente postal José Romes fizeram a obliteração do selo e sua apresentação.

O selo comemorativo já está disponível na agência os correios.

Padre SIzenando agradeceu aos Correios pela parceria e também Edson proferiu seus agradecimentos.

E no final da Santa Missa Padre Artur lançou a logo oficial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.

História

Nossa Senhora do Patrocínio é um título mariano pelo qual a Igreja Católica venera a Virgem Maria. É particularmente cultuada na Espanha e Brasil, tendo o surgimento do culto no ano de 1656, na Espanha. Papa Alexandre VII concedeu ao Rei Felipe II a celebração da Festa a N. Sra. do Patrocínio aos 28 de julho de 1656. A finalidade era dar graças a Deus pelos inúmeros benefícios. A festa era celebrada inicialmente no 3º domingo de novembro em todo o extenso domínio da Espanha e, posteriormente também no 4º domingo de outubro. O Papa concedia àqueles que participando da missa solene, após confessar, comungar e rezar nas intenções de costume, uma indulgência plenária. Esta devoção chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses.

O nome da cidade de Patrocínio é, supostamente, devido a um fazendeiro muito rico, que, segundo a lenda, vendo a sua única filha gravemente doente, pediu o milagre da cura a Virgem Maria, prometendo a construção de uma capela se a menina fosse curada. Quando isso ocorreu, foi construída uma igreja, lhe sendo atribuído o nome de Nossa Senhora do Patrocínio.

Em Patrocínio MG, a construção da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio teve início em 1º de novembro de 1933 e o término em 08 de setembro de 1935.

A chegada da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio foi no dia 30 de agosto de 1935. Vinda do Rio de Janeiro, foi trazida pelo Monsenhor Joaquim Thiago dos Santos e Sr. José Elói dos Santos. Era vigário, naquela época Padre Philiberto Braum, da Congregação dos Padres dos Sagrados Corações. Os paroquianos acolheram a imagem de N. Sra. do Patrocínio com uma procissão, pela cidade, sendo carregada por quatro homens fortes, pois é muito pesada. Dentre os quatro homens encontrava-se o Sr. Gervásio Amaral. Juntamente com esta imagem vieram também uma imagem de pequeno porte e uma estampa no quadro. Dr. Cândido, Juiz de Direito daquela época, encantado com a beleza da figura de Maria, ficou com o quadro dizendo: “Por onde eu for a levarei comigo”. A consagração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio aconteceu em 1º de novembro de 1936.