A Escola Estadual Prof.ª Ormy Araújo Amaral, no bairro Nações em Patrocínio/MG, realizou dia 31/08o “Sarau Literário – Explosão das Artes” um evento de caráter interdisciplinar, coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Nília Helena Ferreira Costa, em parceria com os professores de História, Arte, Educação Física, Filosofia, contando com todo apoio e viabilização da equipe diretiva e pedagógica da escola.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
O Sarau Literário, realizado pela escola faz parte da Proposta de Redesenho Curricular (PRC) do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um programa do Ministério da Educação desenvolvido a partir de adesões realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e pela própria escola. As ações que compõe a PRC do ProEMI foram propostas coletivamente pelos docentes e desenvolvidos pelas escolas estaduais de ensino médio.
O evento foi planejado e executado pela equipe de professores e por 150 alunos das turmas dos 2º e 3º anos do ensino médio do turno da manhã com o propósito de promover atividades lúdicas abordando o tema “Modernismo” enfatizando o grande autor mineiro, Carlos Drummond de Andrade, através de dança, desafios musicais e recital de poesias. Utilizando a atividade teatral como uma combinação de atividades para o desenvolvimento global do indivíduo, aconteceu também, a apresentação da peça teatral “O auto da compadecida”, com o objetivo de compartilhar experiências culturais no ambiente escolar. O Sarau contou com uma plateia de 450 jovens e adolescentes das demais turmas da escola e da comunidade local.
O projeto “Sarau Literário – Explosão das Artes contribuiu significativamente para que os alunos tivessem acesso e utilizassem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e prática. A diretora da escola, Eliane Lopes de Oliveira Trevisanuto, disse que, esta foi a forma encontrada pela escola para possibilitar o acesso do aluno à literatura especializada, e às atividades culturais, contribuindo para pudessem apreciar, comentar e fazer juízo crítico e cultural mediante as experiências vivenciadas no ambiente escolar.