Numa tarde de festa e emoção, milhares de pessoas acompanharam a chegada e o percurso da passagem da Tocha Olímpica por Patrocínio (MG). Dez condutores fizeram o revezamento da Tocha a cada 200 metros. Quatro deles foram indicados pelo município de Patrocínio, os demais (06), pelo Comitê Olímpico e patrocinadores.
O início se deu na Escola Municipal João Beraldo e seguiu pelas principais avenidas e ruas da cidade até a Praça Santa Luzia, num momento único e histórico para à cidade.
Conheça um pouco da história de nossos ilustres representantes patrocinenses, indicados pelo município para deixarem suas marcas na história dos jogos Olímpicos.
Ademar Caixeta: Natural de Patrocínio/MG, Ademar Caixeta, 43 anos, é filho de Luzia Maria Caixeta e Baltazar Pereira Caixeta. Casado com Eliana Maria de Souza, pai de Arthur Souza Caixeta.
Ex-fumante e boêmio, Ademar mudou seu estilo de vida radicalmente aos 17 anos, adotando a corrida de rua como uma prática para uma vida saudável e de qualidade, deixando todos os vícios.
Começou a treinar para participar da sua primeira disputa, a Corrida da Fogueira/Patrocínio, em 1991, e já alcançou a sétima colocação na categoria local. Em 92, atingiu a quinta colocação/Local na Corrida da Fogueira. E, daí em diante tomou gosto, treinando com mais intensidade.... e suas colocações foram sempre melhorando.
Em 2005, participou da fundação da AACREP – Associação de Atletas de Corrida Rústica de Patrocínio e ajudou incentivando os colegas a competirem em várias corridas pelo país.
Indicado para o revezamento da Tocha Olímpica pelo município, Ademar já participou da tradicional corrida de São Silvestre por cinco vezes, da meia maratona do Rio de Janeiro e em Brasília, onde chegou em primeiro lugar Geral, além de várias outras competições por toda Minas Gerais.
São 25 anos competindo em maratonas e corridas de rua. Nessa trajetória acumulou mais de 200 medalhas e troféus.
Tainá Beatriz de Souza Damasceno: A jovem Tainá completou 16 anos em fevereiro, mas já coleciona muitos troféus e títulos em sua recente carreira de atleta paralímpica que começou em 2012 no tênis de mesa na APAE.
Filha de Rosimone de Souza Damasceno e Cristiano Dias Damasceno, irmã Gabriele de Souza Damasceno e Luiz Cláudio de Souza Pereira, Tainá estuda no 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Terezinha Moreira Marra e faz acompanhamento psicológico na APAE/Patrocínio desde 2008.
Indicada pela APAE/Patrocínio para conduzir a tocha Olímpica na cidade, Tainá já participou de competições paralímpicas em São Paulo, Natal, Campo Grande, e trouxe muitos prêmios para casa. São dezenas de medalhas e troféus.
Foi vice-campeã brasileira das paralimpíadas em São Paulo, em 2012. Campeã das olimpíadas regional das APAES, em Araxá, no ano de 2013. Eleita a melhor atleta do ano nos jogos escolares em 2014. Vice-campeã brasileira paralimpíadas escolares/SP, em 2014. 3ª colocada nas olimpíadas das APAEs Nacional em 2015.
Atleta dedica, treina todos os dias em casa e leva a sério as competições. Seu sonho: participar das olimpíadas como profissional.
Gabriela Silva dos Reis: Filha de Roberto dos Reis e Zenóbia Maria dos Reis, Gabriela Silva Reis, hoje com 24 anos, se destacou no voleibol com 14 anos, iniciando sua carreira no Patrocínio Tênis Clube, durante o campeonato mineiro.
Desde então passou por várias equipes, jogando na função de atacante como Ponteira e Oposta.
Em 2007 foi convidada a fazer parte da equipe do Praia Clube de Uberlândia, onde jogou o campeonato mineiro infanto-juvenil. Em 2008 defendeu uma equipe de São José dos Campos/SP, participando do campeonato infanto e juvenil. Em 2009/2010, participou do campeonato Paulista Juvenil pela equipe de Franca SP. E no ano seguinte, 2011, defendeu a equipe de Piracicaba. Depois de passar por Araraquara e Rio Claro nos anos de 2012 e 2013, foi disputar o campeonato nacional da Superliga B, pela equipe da AABB Brasília em 2015.
Gabriela Silva foi mais uma das indicadas pelo município para conduzir a Tocha Olímpica em Patrocínio.
Graduada em Educação Física, a jovem atleta retornou a sua cidade Natal em 2015 onde atua como professora do Programa Social do Governo Municipal PROINDE. Trabalhando com crianças, adolescentes e jovens, Gabriela se sente gratificada por atuar com o esporte que é apaixonada, o ‘Voleibol’, e poder passar um pouco do que aprendeu na faculdade e principalmente na vida como atleta. Para Gabriela, conduzir a Tocha Olímpica é um sonho realizado um momento que com certeza ficará guardado em seu coração para o resto da vida. “Que cada dia mais as pessoas possam apoiar e incentivar a prática de esportes, e que o Brasil seja uma potência no esporte, modelo para o mundo inteiro. Que venha a Olimpíada Rio/2016, que seja um evento abençoado e de muita alegria pra todos os brasileiros”.
Lúcio Antônio de Souza: Conhecido por seu sorriso largo e afetuoso para todos que encontra, Lúcio Antônio de Souza, de 64 anos, é um dedicado servidor público. Atua há mais de 16 anos no Pronto Socorro Municipal atendendo a população com carinho e respeito.
Filho de Sebastião Felipe Valentin e Sebastiana de Souza Valentin, é casado com Maria das Graças dos Reis e Souza e pai de Marcela Reis Souza. Leva no coração sua segunda família: Dr. José Queiroz, Leila Rebehy Queiroz e filhas. Seu carisma incontestável lhe trouxe muitas homenagens e condecorações de vários setores e instituições do município, a exemplo do extinto BEMGE (onde trabalhou durante 20 anos), Fórum, Câmara Municipal, Movimento Negro de Patrocínio, destaque profissional pela prefeitura municipal, Rotary Clube, entre outros.
Por tudo isso, Lúcio também foi indicado pelo município para conduzir a Tocha Olímpica, por representar o que é de mais valioso no espírito olímpico: a fraternidade.
Apesar de não ser um esportista, Lúcio é um grande fã do futebol e pratica ciclismo e caminhadas para manter uma vida saudável.
Lúcio levará para as ruas e avenidas de Patrocínio seu sorriso e alegria em representar o município nesse importante momento.