10 de Maio de 2021 às 14:27

Militares prendem suspeitos e apreendem mais de meio milhão de reais em cigarros contrabandeados

A prisão aconteceu na rua Eletricista, no bairro Jardim das Palmeiras

Continue lendo após anúncio
 

UBERLÂNDIA (MG) - Na tarde de domingo, 09/05/21, por volta das 16h44min, a Policia Militar durante patrulhamento, recebeu denúncia anônima através do DDU, relatando comércio ilegal de cigarros, na rua Eletricista, no bairro Jardim das Palmeiras, local em que dois homens e uma mulher, estariam comercializando e utilizando o veículo Vw Kombi Furgão, cor branca, para a prática criminosa, transportando os materiais ilícitos e entregando em toda região de Uberlândia neste veículo.

Os militares com as informações, as viaturas do turno iniciaram operação e fizeram diversas diligências via sistema informatizado e localizaram em nome de um dos denunciado mandado de prisão em aberto no sistema CNJ, no dia 06/05/2021 da Vara de execuções criminais de Uberlândia.

Segundo a PM no sistema foi localizado o último endereço do suspeito, na rua do Eletricista, local da denúncia.

Os militares em consulta ao sistema localizaram como proprietária da Kombi, a mulher da denúncia, onde o endereço atual é da sua mãe, na rua Moabe, bairro Canaã.

As guarnições foram até a rua Moabe e abordaram a acusada, juntamente com seu marido, também denunciado, e que estava em atitude suspeita na condução do veículo Parati, cor preta.

Ao avistar a viatura, o casal demonstrou nervosismo e foi abordado pela guarnição estacionando o veículo em frente à residência da mãe da suspeita.

Os militares ao darem ordem legal de abordagem e para que o casal se posicionasse para abordagem e buscas pessoais, os dois demonstraram bastante inquietação e tentaram várias vezes mudar de assunto e por vezes a acusada dizia de forma hostil ao amásio para que este não conversasse com os militares.

Os policiais fizeram buscas pessoais e localizaram na posse de cada abordado 01 celular.

A PM fez buscas no veículo do casal e localizou, na parte central e console, diversos documentos de venda e comércio ilegal de cigarros, montante de marcas e quantidades vendidas, bem como valores monetários somados, notas promissórias preenchidas e páginas de informações de clientes, telefones destes e marcas de cigarros.

Os policiais encontraram junto aos documentos de venda dos cigarros a quantia de R$510 reais.

A jovem de 25 anos, bastante nervosa, relatou aos militares que possui uma Kombi em seu nome, que a usa para fazer entregas de sua mercearia e demais produtos que vende na cidade, que possui em seu nome uma mercearia no bairro Canaã, e que seu marido é seu funcionário na mercearia e que ele é quem dirige a Kombi, faz as entregas de todos os materiais vendidos pelo casal na cidade. Ainda disse também que ele deixou a Kombi na garagem da casa na rua do Eletricista, bairro Canaã, local em que o casal deixa em depósito materiais que comercializam na cidade, porém não relatou aos militares quais materiais seriam.

Os militares em conversa com o jovem de 26 anos, este relatou que reside com a mulher na rua Berlim, Jardim Europa, e que trabalha para sua amásia, que é ele quem dirige a Kombi e faz as entregas na residência da rua do Eletricista local da denúncia e demais pontos de vendas na cidade de Uberlândia e que os cigarros de procedência ilegal são de propriedade do casal.

Os dois suspeitos negaram conhecer o terceiro denunciado.

A PM realizou buscas no comércio do casal e localizou no depósito do comércio, dentro de uma caixa de papelão a quantia de 499 maços de cigarros ilegais, 408 da marca R7, 65 da marca Eight, 24 da marca Gift e 02 maços da marca Zenz.

No interior da caixa de cigarros foi localizada a quantia de R$650 reais em espécie, contados e recontados na presença de testemunhas.

Uma das testemunhas disse aos militares que é advogado do casal e acompanhou os autores presos bem como as diligências da ocorrência.

Os militares realizaram buscas na residência do casal e nada de ilícito foi localizado.

A PM em continuidade as diligenciais, o jovem relatou que alugou a casa denunciada no bairro Planalto para vender e manter em depósito, atividade comercial de cigarros de procedência estrangeira introduzida clandestinamente no país ou importada fraudulentamente, disse ainda que sabia serem os produtos de introdução clandestina no território nacional ou de importação fraudulenta, que sabia que a mercadoria não tem documentação legal, e que vieram do Paraguai.

Os militares com as informações, as guarnições foram até a residência a rua do Eletricista e encontraram na garagem da casa o veículo Vw Kombi cor branca, descrito na denúncia.

No interior do veículo foi localizada a quantia de 7 caixas de cigarros e no interior da residência foram localizadas 1.127 caixas de papelão, embaladas com fitas isolantes e sacolas plásticas, contendo cada uma a 500 maços, totalizando a quantia de 563.500 maços de cigarros.

No total de caixas apreendidas 1.128,00 e total de maços de cigarros ilegais apreendidos, no comércio do casal e residência, foram 563.999,00 maços de cigarros.

Durante as apreensões de caixas de cigarros, o autor relatou que o prejuízo, da sua parte nos lucros da comercialização dos cigarros, com a apreensão, é de trinta por cento, que os cigarros são do Paraguai, que recebe os cigarros em locais diferentes a cada vez que a mercadoria lhe é entregue e que a carga chega em Uberlândia por carretas.

Os militares deram voz de prisão ao casal, que foi conduzido à Polícia Federal.

Os materiais foram apreendidos e também encaminhados à Polícia Federal.

A Kombi foi removida ao pátio.

Com informações foto, vídeo da Polícia Militar de Uberlândia