Dr. Marco Antônio volta a Câmara Municipal de Patrocínio.

PATROCÍNIO (MG)- Depois de um período de licença o vereador professor Alexandre retorna a Camara Municipal de Patrocínio. Professora Alexandre se afastou alguns meses para concluir o curso de doutorado em educação e neste período o substituiu a professora Adriana.
O educador volta a comandar uma equipe de mais de 1700 pessoas na educação.
A transmissão de cargo foi realizada no gabinete do prefeito Gustavo Brasileiro nesta quarta-feira dia 5 de novembro, quando o chefe do executivo agradeceu a secretária interina e deu boas vindas ao professor Alexandre.
Com Isso Dr. Marco Antônio volta a Câmara Municipal de Patrocínio.
Confira

O escritório Rodrigo Abrahão Advogados Associados foi constituído pela professora que segundo nota da Secretaria de Estado de Segurança Pública, foi flagrada por agentes penitenciários na manhã de quinta-feira, 23/10, por volta das 10h00, durante o período de aulas na escola estadual que funciona dentro da Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio, em situação de intimidade com detento.
De acordo com *nota da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a professora e o preso foram flagrados por policiais penais em situação de intimidade. Ambos foram imediatamente retirados do local e encaminhados para as providências administrativas cabíveis.
Em nota enviada, a Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que a direção da penitenciária instaurou um procedimento interno de apuração e comunicou o caso à Superintendência Regional de Educação. O preso será ouvido pelo Conselho Disciplinar da unidade e poderá sofrer sanções administrativas.
*Leia a nota na Íntegra escritório Rodrigo Abrahão Advogados Associados
Diante dos fatos noticiados a imprensa supostamente ocorridos na Penitenciária Deputado
Expedito de Faria Tavares, envolvendo um preso e uma professora, a mesma constituiu o escritório
Rodrigo Abrahão Advogados Associados para representá-la e esclarecer a verdade dos fatos.
Assim, após ter acesso a investigação preliminar é possível afirmar que a verdade dos fatos
será esclarecida e provada a inocência da mesma em supostamente qualquer ato que pudesse enquadrar em um ilícito administrativo e que desabonasse a sua conduta de professora. A qual exerce sua profissão de forma exemplar ao longo de 19 (dezenove) anos, sem qualquer desvio de conduta no exercício do magistério.
É importante ressaltar que a internet não é um terreno sem lei. A liberdade de expressão é um
direito, mas não pode servir de escudo para ações difamatórias, abusivas ou ilegais.
Dessa forma, são inaceitáveis qualquer ofensa a honra e que busca destruir a reputação de uma
pessoa e a entidade familiar, a missão aqui é enfrentar essa onda de hostilidade com a seriedade que a situação exige.
NOTÍCIA RELACIONADA
Caso aconteceu durante aulas na escola estadual da unidade prisional

Uma professora foi flagrada mantendo relação sexual com um detento dentro da Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio, na manhã de quinta-feira, 23/10, por volta das 10h00, durante o período de aulas na escola estadual que funciona dentro da unidade prisional.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a professora e o preso foram flagrados por policiais penais em situação de intimidade. Ambos foram imediatamente retirados do local e encaminhados para as providências administrativas cabíveis.
Em nota enviada, a Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que a direção da penitenciária instaurou um procedimento interno de apuração e comunicou o caso à Superintendência Regional de Educação. O preso será ouvido pelo Conselho Disciplinar da unidade e poderá sofrer sanções administrativas.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também encaminhou nota ao Patrocinjo On-line e informou que realizará a devida apuração e tomará todas as medidas administrativas necessárias, acompanhando o caso até sua resolução e prestando suporte à comunidade escolar.
A Sejusp ressaltou que o caso de flagrante de “intimidade” entre o detento e a professora dentro da sala de aula não afetou o funcionamento da unidade prisional e não causou maiores prejuízos à rotina dos servidores e dos demais detentos.
Leia a nota na integra
Informamos que na manhã dessa quinta-feira (23), por volta das 10 horas, durante o período de aula na escola estadual cujo segundo endereço funciona dentro da Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio, policiais penais flagraram uma professora em situação de intimidade com um dos presos. Imediatamente, ambos foram retirados do local para realização de providências administrativas cabíveis.
Foi instaurado pela direção da penitenciária um procedimento interno de apuração, sendo também comunicado à Superintendência Regional de Educação. O preso será ouvido pelo Conselho Disciplinar da unidade prisional e poderá sofrer sanções administrativas.
A unidade prisional segue sua rotina.
*SEJUSP
Documento dará acesso a benefícios exclusivos, como descontos em cultura, transporte e hospedagem

Fonte: Agência Brasil foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (15), que investir em educação é uma decisão política recente na história do Brasil. “Aqui demorou 420 anos para fazer a primeira universidade, porque havia uma decisão política, da predominância de uma certa elite brasileira que achava que tinha que ser assim”, disse em evento pelo Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro.

“A educação é o começo. A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel. Mas também não é só a educação que politiza, porque está cheio de gente muito atrasada ideologicamente nas universidades brasileiras e nas escolas”, afirmou Lula.
“Da parte do nosso governo não faltará atitude para tentar melhorar a educação nesse país. Eu acordo todo dia querendo que esse país nunca mais tenha um presidente da República que não tenha diploma universitário. Eu quero que tenha muitos diplomas universitários, mas que coloque o seu conhecimento a serviço do povo e não a serviço de bens pessoais”, pediu o presidente.
Lula anunciou que, ainda este ano, deve sair do papel a criação da universidade federal indígena e da universidade do esporte.
“Para que a gente possa fazer com que esse país seja soberano na terra, no ar, no mar, mas seja soberano também na sua educação. E vocês sabem que leva tempo para as coisas acontecerem”, disse ao destacar a importância da continuidade nas políticas de educação.
A cerimônia no Rio de Janeiro marca o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil, para atender os 2,7 milhões de professores de todo o país.
O documento oficial tem validade de dez anos e é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação será aberto a partir desta quinta-feira (16), por meio da página Mais Professores.
Para ser elegível, é preciso que o professor tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.
Benefícios
Durante o evento, o governo anunciou outros investimentos no Programa Mais Professores, lançado em janeiro deste ano e que envolve uma série de ações para incentivar e valorizar a docência no país. A iniciativa possibilita que os professores tenham benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas e descontos em hotéis.
O governo ainda tem formado parcerias com empresas de todo o Brasil para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para os professores que terão a Carteira Nacional Docente do Brasil. O Selo #TôComProf será exibido nos pontos de venda das empresas parceiras, sinalizando que ali o professor encontra condições diferenciadas. Para utilizar o benefício, basta apresentar a carteira.
Para fazer parte do programa #TôComProf, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública. As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde e transporte, entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses ou em quantidade específica.
O edital de chamamento público para empresas interessadas foi lançado em setembro e segue aberto até 30 de novembro. A divulgação dos resultados será feita em ciclos e a relação atualizada das empresas parceiras é listada na página do Mais Professores
Premiação
Lula também premiou 100 mil professores das redes públicas, selecionados com base nas escolas com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), incluindo contextos desafiadores, de acordo com o nível socioeconômico. Os vencedores receberam um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para a aquisição de ferramentas de trabalho, como computadores, notebooks e tablets.
Para concorrer às próximas premiações, o professor deve acessar o mesmo sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil e, ao fim do processo, preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”. Serão premiados professores de todos os estados e do Distrito Federal, nas categorias anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
O governo também apresentou a reformulação do Portal de Formação Mais Professores, que reúne cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. A nova versão promete uma pesquisa facilitada pelas milhares de oportunidades, com um painel interativo que inclui um mapa com as ofertas divididas por estado.
-

Evento será realizado no dia 20 de setembro e reunirá fiéis, leitores e familiares dos autores.
Acontecerá no dia 20 de setembro de 2025, às 16h00min, no salão paroquial Padre Vinícius Maciel ss.cc., ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, o lançamento de dois livros que unem fé, reflexão e testemunho de vida.
O evento será organizado pela Livraria Sagrados Corações, juntamente com a Paróquia São Damião de Molokai, e convida a todos, além dos amantes da leitura, fiéis, amigos e familiares dos autores.
O padre Élson Rubens Mota Félix, ss.cc., apresentará sua obra “Palavra & Espírito na Dei Verbum”, que reflete sobre a relação entre a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo no documento conciliar Dei Verbum.
Já a escritora Angélica Pereira Martins Chagas lançará o livro “Mães de UTI: duas histórias, algo em comum”.
Segundo a escritora, sua fala nasce de uma experiência pessoal marcada pela dor, mas também pela vitória e pelo amor. A narrativa traz à tona a fé e a esperança que sustentaram sua caminhada como mãe em meio às dificuldades vividas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
A Paróquia São Damião de Molokai convida todos para participarem do evento.
O caso se espalhou pelas redes sociais e tomou proporção nacional
PATOS DE MINAS (MG)- Os supostos abusos em crianças praticados por um professor em uma escola municipal de Patos de Minas ganharam repercussão no Brasil inteiro e o o professor do alvo de vingança, e teve o carro cravejado por balas. A Polícia Civil emitiu nota e pediu confinça da população no seu trabalho de investigação.
No sábado (23/8), motivado por vingança, o VW Goll do professor de 49 anos, que é suspeito dos abusos, foi alvejado por cerca de 10 disparos de arma de fogo. O autor foi preso em flagrante e o professor não foi localizado.
Pela gravidade, o caso se espalhou e pessoas e até autoridades têm publicado que há diversas outras vítimas. No entanto, a Polícia Civil explicou neste domingo (24) que esses novos números não condizem com a realidade e que está conduzindo as investigações com o máximo rigor.
O Delegado Jean Pierre Batista Neves, chefe do 10º Departamento da Polícia Civil de Patos de Minas, perde a população que confie no trabalho da polícia, e alerta que vingança é crime.
Nota à imprensa
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), através do 10º Departamento de Polícia, informa que instaurou procedimento policial para apurar, com o rigor necessário, os fatos relacionados à possível crime de abuso cometido por um professor em uma escola municipal de Patos de Minas.
Cumpre salientar que, os fatos estão recebendo a máxima atenção da instituição em razão da gravidade dos relatos. A Delegacia Especializada de atendimento a crianças realizará diligências necessárias para o devido esclarecimento dos fatos, bem como, escuta especializada das crianças.
A investigação é conduzida com rigor técnico, a fim de cumprir todos os protocolos legais, idoneidade e qualidade das provas, e segurança jurídica.
No que concerne a não autuação em flagrante delito em razão da condução do suspeito à Delegacia de Polícia, a PCMG esclarece que a autoridade policial responsável pelo atendimento da ocorrência constatou não haver elementos de convicção suficientes a demonstrar, naquele momento, a materialidade, como também, pelo fato supostamente ocorrer em data pretérita, o conduzido não estava mais estado de flagrante, conforme estabelecido pela lei vigente.
Na ocasião, o suspeito prestou declarações e negou os fatos.
A PCMG esclarece que o aparelho celular do investigado está apreendido e passa por exames.
Informa ainda que, o suposto número de vítimas noticiada em redes sociais não guardam coerência com os fatos até o momento apurado, tratando-se de mera especulação, não havendo dados técnicos que permitam esta constatação.
No que tange, à disparos de arma de fogo realizados contra o veículo do investigado pelos supostos abusos, durante a noite do dia 23/08/2025, um suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar com quem foi encontrado uma arma, maconha e cocaína.
Ataques desta natureza são caracterizados como crime, não sendo admitido pelo ordenamento jurídico “justiça com as próprias mãos”, devendo ser evitadas, pois impedem um julgamento justo a todo cidadão.
A PCMG, através do 10º Departamento, reitera seu firme compromisso de combate a criminalidade e a promoção de investigação criminal qualificada.
As vítimas foram atendidas no local do acidente e encaminhadas para o hospital de Pirapora

Foto: SAAV
Equipes do SAMU de Pirapora e o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) prestaram socorro as vítimas de uma colisão entre um carro e uma kombi na BR-365, em Buritizeiro, próximo a Pirapora, na manhã desta sexta-feira (08). Com o impacto da batida, a kombi capotou e caiu em uma ribanceira; no veículo estavam três pessoas. Já no carro, estava apenas o motorista.
Segundo informações a kombi, que ia buscar três crianças em uma fazenda, capotou com o impacto. Duas professoras, de 43 e 45 anos, e os dois motoristas foram hospitalizados. Uma das professoras, em estado mais grave, precisou ser transportada de helicóptero para Montes Claros.
Uma mulher de 45 anos foi socorrida pelo SAAV apresentando trauma abdominal e suspeita de fratura de pelve e foi encaminhada para a Santa Casa de Montes Claros.
Também foram socorridas pelo SAMU, uma mulher de 43 anos com um ferimento na cabeça e fratura no membro inferior esquerdo e o motorista do carro, um homem de 65 anos, que estava com suspeita de fratura nos arcos costais e provável fratura no joelho esquerdo.
As vítimas foram atendidas no local do acidente e encaminhadas para o hospital de Pirapora.
Já o motorista da kombi foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
Equipes e profissionais que atuaram:
SAAV
Dr. Gabriel Fagundes – Médico
Adriano Silva - Enfermeiro
Major Ornelas - Piloto
Sargento Hugo - Operador aerotático
Cabo Júnior - Operador aerotático
USA Pirapora
Dra. Thaís Guimarães – Médica
Polyanna Guerra – Enfermeira
Lyncoln Santos – Condutor socorrista
USB Pirapora
Maria Aparecida – Técnica em enfermagem
Rogério Costa – Condutor socorrista
Parceria com a NTICS Projetos prepara profissionais em atividades alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Fonte: Agência de Minas foto: Lucas Aaron
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu inscrições para a nova turma do curso Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas, realizado em parceria com a NTICS Projetos. A formação gratuita é uma das maiores iniciativas do país voltadas à capacitação de educadores em práticas pedagógicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Disponível na plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, o curso tem carga horária de 44 horas e combina aulas ao vivo, conteúdos gravados e atividades práticas. Os participantes que concluírem todas as etapas recebem certificado de participação.
Minas Gerais é hoje o estado com maior adesão ao programa. Mais de 10 mil professores da rede estadual já foram impactados pela formação, que estimula o protagonismo docente e o desenvolvimento de ações transformadoras nas comunidades escolares.
As inscrições estão abertas até o dia 26/8 neste link. As aulas serão realizadas entre 28/8 e 17/10. Para apresentar a proposta da formação, sua metodologia e os benefícios para os educadores, será realizada uma live no canal da SEE/MG no YouTube no dia 22/8, às 15h.
Sobre o Global Goals
A formação é baseada na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) e incentiva a criação de projetos educativos com foco em equidade, meio ambiente e inovação. Os professores têm o apoio de tutores para aplicar os conhecimentos diretamente em suas realidades escolares.
Segundo a CEO da NTICS Projetos, Ana Xavier, o curso fortalece o papel do educador como agente de transformação social. “Ao se conectar com temas como equidade, meio ambiente e inovação, o professor se torna parte ativa na construção de um futuro mais justo, consciente e colaborativo para todos”, afirma.
Presente em diversos estados, o Global Goals Educa já alcançou mais de 24 mil educadores em todo o país, promovendo uma educação mais inclusiva, cidadã e alinhada aos desafios contemporâneos.